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Sistema travagem ABS

É um sistema de travagem antibloqueio (ou Anti Blocking System, em inglês).

Este sistema evita o bloqueio dos travões aquando de uma travagem, o que permite ao condutor manter o controlo do carro e desviar-se de obstáculos mais facilmente durante uma travagem havendo sempre resposta da direção.

É compatível com sistemas de travagem de disco e também de tambor. O sistema ABS é uma medida de segurança ativa e desde 2003 que é obrigatório como equipamento de série nos veículos novos produzidos no mercado europeu.

AdBlue O AdBlue é essencial para reduzir as emissões de NOx em veículos a diesel

O AdBlue é um líquido injetado na linha de escape dos veículos a diesel.

É utilizado para reduzir as emissões de NOx (óxidos de nitrogénio) produzidas pelos motores de combustão, cumprindo com a norma Euro 6. O líquido AdBlue é:

  • Incolor
  • Inodor
  • Anti-inflamável
  • Composto à base de ureia (32.5%) e água desmineralizada (67.5%).

Nos carros equipados com este sistema, o motor é imobilizado eletronicamente se o depósito de AdBlue estiver vazio. Se precisa de repôr o AdBlue contacte uma oficina MyForce.

A alavanca de velocidades (alavanca de câmbio) é a peça que permite escolher as mudanças nos carros com transmissão manual. Para conseguir utilizar e mudar as velocidades com a alavanca, o condutor precisa, imediatamente antes, de pisar no pedal da embraiagem com o pé esquerdo.

Nos veículos com transmissão automática, a alavanca de câmbio não serve para mudar velocidades e não precisa de pisar no pedal da embraiagem porque não existe – serve apenas para definir as posições básicas:

  • P - Park (quando parar o veículo);
  • R - Reverse (marcha atrás);
  • N - Neutral (posição neutra / ponto morto);
  • D - Drive (conduzir).

O alternador faz parte do sistema elétrico da viatura. Transforma a energia mecânica do motor em energia elétrica – tal como se fosse um pequeno gerador – o que mantém a bateria na sua máxima capacidade. Sem o alternador, o carro iria funcionar apenas enquanto tivesse bateria. A corrente elétrica “fabricada” pelo alternador alimenta a ignição, o rádio e o limpa pára-brisas, por exemplo. 

Deve ficar atento a quaisquer sinais em forma de bateria no painel de controlo. Esse sinal pode indicar que a bateria está a chegar ao fim da sua vida útil ou que há um problema no alternador.

Fique atento a quaisquer pequenas falhas no sistema elétrico do veículo (os vidros ficam mais lentos ou deixam de funcionar, as luzes perdem capacidade de iluminação, entre outros), pois também podem denunciar falhas no alternador. Se detectar algumas falhas deste género, dirija-se a uma oficina MyForce onde a capacidade do alternador será testada, assim como a condição da bateria.

Os amortecedores fazem parte da suspensão do automóvel. Servem para manter os pneus em contacto com o solo, sem andar aos “solavancos” ou a “gingar” de um lado para o outro. A parte superior do amortecedor está fixada ao chassis do automóvel e suporta o peso suspenso do veículo. Por sua vez, esta haste liga-se a um pistão com óleo hidráulico, o que amortece a vibração da suspensão. A parte inferior está presa ao eixo, o que permite manter a estabilidade na estrada. 

Ao contrário do que o nome pode sugerir, os amortecedores não absorvem impactos. As molas é que absorvem o impacto através de um sistema de compressão. Quando as rodas passam por um obstáculo, as molas balançam e repetem a oscilação. Mas, se os amortecedores estiverem em mau estado, as rodas perdem o contacto com o terreno e embatem na estrada. Por segurança, convém fazer uma revisão aos amortecedores a cada 20.000 kms e substituí-los a cada 80.000 kms. Além disso, os amortecedores aumentam a estabilidade do veículo e a aderência ao piso, o que proporciona mais conforto aos passageiros. 

Como os amortecedores se desgastam lentamente, é natural que se vá habituando a conduzir o automóvel com amortecedores gastos. Mas deve ficar atento ao aumento da distância de travagem, oscilações nos faróis dianteiros, desgaste ou corrosão precoce dos pneus e à sensação que o veículo começa a “fugir”.