O balancim (ou balancins, no plural) são as peças responsáveis pela transmissão do movimento do eixo de comando às válvulas de admissão e às válvulas de escape.
A barra da direção liga as duas rodas dianteiras do automóvel para garantir que as rodas giram no mesmo ângulo. Quando a barra da direção tem problemas, pode notar que o veículo se inclina durante a travagem ou nas curvas, ou que ouve sons incomuns principalmente durante a aceleração. Veja também ponteiras de direção.
A bateria auto é um componente fundamental para qualquer veiculo. O motor é a peça que faz o carro mover-se, mas a bateria, é a peça responsável por fornecer energia ao motor de arranque, o que ativa o motor de combustão. Além desta função, a bateria também fornece energia aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos, como o rádio, as luzes internas ou o ar condicionado.
Nos veiculos com sistema Start & Stop, são necessárias baterias de características técnicas especiais de AGM (Absorvent Glass Mat), EFB (Enhanced Flooded Battery) ou VRLA (Valve-Regulated Lead-acid battery), capazes não são só de fornecer energia a todos os componentes elétricos do veiculo durante paragens prolongadasdo motor de combustão mas também às inúmeras solicitações de arranque recorrentes do sistema Start & Stop.
A bateria descarrega se deixar o carro parado demasiado tempo ou se deixou um componente elétrico ligado durante várias horas. Se a bateria estiver descarregada mas ainda conseguir arrancar, deve conduzir entre cerca de 45 min. a 1h de forma à sua carga ser reposta na totalidade. Se após esse tempo desligar o carro e posteriormente tiver dificuldades em colocá-lo de novo a trabalhar, deve dirigir-se a uma oficina para que seja feito um check-up ao sistema de carga e arranque.
Em termos gerais, a vida útil de uma bateria auto é de 3 a 5 anos. O estilo de condução, os fatores ambientais, o tipo de uso que dá ao veículo e os cuidados com a manutenção da bateria são determinantes para otimizar a carga da bateria e estender a sua vida útil ao máximo. Para aumentar a vida útil da bateria, recomendamos:
Peça que faz a ligação do pistão com a cambota, encarregando-se de sincronizar o movimento de ambos durante o funcionamento do motor, convertendo o movimento retilíneo do pistão em movimento circular da cambota.
O binário do motor é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. Ou seja, mede a força exercida sobre o pistão do motor para provocar a rotação das rodas do veículo. A sua unidade de medida é newtons por metro (Nm).
Parte principal do motor em que estão localizados os cilindros, pistões, bielas e cambota. Dentro dos cilindros é onde se efetuam os 4 tempos do motor térmico, designadamente: