O balancim (ou balancins, no plural) são as peças responsáveis pela transmissão do movimento do eixo de comando às válvulas de admissão e às válvulas de escape.
A barra da direção liga as duas rodas dianteiras do automóvel para garantir que as rodas giram no mesmo ângulo. Quando a barra da direção tem problemas, pode notar que o veículo se inclina durante a travagem ou nas curvas, ou que ouve sons incomuns principalmente durante a aceleração. Veja também ponteiras de direção.
A bateria auto é um componente fundamental para qualquer veiculo. O motor é a peça que faz o carro mover-se, mas a bateria, é a peça responsável por fornecer energia ao motor de arranque, o que ativa o motor de combustão. Além desta função, a bateria também fornece energia aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos, como o rádio, as luzes internas ou o ar condicionado.
Nos veiculos com sistema Start & Stop, são necessárias baterias de características técnicas especiais de AGM (Absorvent Glass Mat), EFB (Enhanced Flooded Battery) ou VRLA (Valve-Regulated Lead-acid battery), capazes não são só de fornecer energia a todos os componentes elétricos do veiculo durante paragens prolongadasdo motor de combustão mas também às inúmeras solicitações de arranque recorrentes do sistema Start & Stop.
A bateria descarrega se deixar o carro parado demasiado tempo ou se deixou um componente elétrico ligado durante várias horas. Se a bateria estiver descarregada mas ainda conseguir arrancar, deve conduzir entre cerca de 45 min. a 1h de forma à sua carga ser reposta na totalidade. Se após esse tempo desligar o carro e posteriormente tiver dificuldades em colocá-lo de novo a trabalhar, deve dirigir-se a uma oficina para que seja feito um check-up ao sistema de carga e arranque.
Em termos gerais, a vida útil de uma bateria auto é de 3 a 5 anos. O estilo de condução, os fatores ambientais, o tipo de uso que dá ao veículo e os cuidados com a manutenção da bateria são determinantes para otimizar a carga da bateria e estender a sua vida útil ao máximo. Para aumentar a vida útil da bateria, recomendamos:
Peça que faz a ligação do pistão com a cambota, encarregando-se de sincronizar o movimento de ambos durante o funcionamento do motor, convertendo o movimento retilíneo do pistão em movimento circular da cambota.
O binário do motor é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. Ou seja, mede a força exercida sobre o pistão do motor para provocar a rotação das rodas do veículo. A sua unidade de medida é newtons por metro (Nm).
A bobina de ignição é uma parte do motor. A função da bobina de ignição é converter a corrente de baixa tensão da bateria em corrente de alta tensão. Ou seja, a bobina de ignição é um transformador com uma alta taxa de transformação. Quanto mais rápido a bobina de ignição funcionar, mais rápido a tensão chega às velas de ignição.
As bobinas de ignição podem desgastar-se com o tempo ou devido ao sobreaquecimento. Nesse caso, o condutor pode notar que a velocidade máxima do carro diminui e o consumo de combustível aumenta. A luz de verificação do motor no painel também acende. Alguns fatores que aceleram o desgaste das bobinas são:
A vida útil de cada bobina é em média entre 60.000 - 80.000 kms e a primeira revisão deve ser aos 30.000 kms. Quando avariam, as bobinas não podem ser reparadas e precisam de ser substituídas. Uma oficina de mecânica irá medir os indicadores de resistência com um ohmímetro: