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O balancim (ou balancins, no plural) são as peças responsáveis pela transmissão do movimento do eixo de comando às válvulas de admissão e às válvulas de escape. 

A barra da direção liga as duas rodas dianteiras do automóvel para garantir que as rodas giram no mesmo ângulo. Quando a barra da direção tem problemas, pode notar que o veículo se inclina durante a travagem ou nas curvas, ou que ouve sons incomuns principalmente durante a aceleração. Veja também ponteiras de direção.

 

Bateria Auto

A bateria auto é um componente fundamental para qualquer veiculo. O motor é a peça que faz o carro mover-se, mas a bateria, é a peça responsável por fornecer energia ao motor de arranque, o que ativa o motor de combustão. Além desta função, a bateria também fornece energia aos diversos sistemas elétricos e eletrónicos, como o rádio, as luzes internas ou o ar condicionado.

Nos veiculos com sistema Start & Stop, são necessárias baterias de características técnicas especiais de AGM (Absorvent Glass Mat), EFB (Enhanced Flooded Battery) ou VRLA (Valve-Regulated Lead-acid battery), capazes não são só de fornecer energia a todos os componentes elétricos do veiculo durante paragens prolongadasdo motor de combustão mas também às inúmeras solicitações de arranque recorrentes do sistema Start & Stop.

A bateria descarrega se deixar o carro parado demasiado tempo ou se deixou um componente elétrico ligado durante várias horas. Se a bateria estiver descarregada mas ainda conseguir arrancar, deve conduzir entre cerca de 45 min. a 1h de forma à sua carga ser reposta na totalidade. Se após esse tempo desligar o carro e posteriormente tiver dificuldades em colocá-lo de novo a trabalhar, deve dirigir-se a uma oficina para que seja feito um check-up ao sistema de carga e arranque.

Em termos gerais, a vida útil de uma bateria auto é de 3 a 5 anos. O estilo de condução, os fatores ambientais, o tipo de uso que dá ao veículo e os cuidados com a manutenção da bateria são determinantes para otimizar a carga da bateria e estender a sua vida útil ao máximo. Para aumentar a vida útil da bateria, recomendamos:

  • Evitar temperaturas extremas. Não é recomendável deixar o veículo parado no exterior quando as temperaturas ultrapassam os 40ºC ou estiver abaixo dos -10ºC.
     
  • Não fazer apenas percursos curtos. A bateria faz um esforço maior ao arrancar. Por isso, ligar e desligar o carro para percursos curtos aumenta o desgaste da bateria, recomendam-se sempre percursos mais longos.
     
  • Não usar a bateria com o motor desligado. Sempre que usa o rádio, o GPS, o AC ou as luzes do carro com o motor desligado, está a descarregar a bateria sem a recarregar. Evitar o uso excessivo dos componentes elétricos quando o motor está desligado.
     
  • Não deixar o carro parado muito tempo. Deixar o carro parado muito tempo pode descarregar completamente a bateria. Tente fazer um uso regular do carro, com percursos de pelo menos 20 a 30 minutos.
     
  • Manter os bornes e o alternador em perfeito estado. É conveniente verificar os terminais dos bornes com regularidade. Algumas falhas elétricas que pode atribuir à falta de bateria podem dever-se a avarias no alternador, por isso convém testar a capacidade desta peça quando suspeita de problemas com a bateria.

Peça que faz a ligação do pistão com a cambota, encarregando-se de sincronizar o movimento de ambos durante o funcionamento do motor, convertendo o movimento retilíneo do pistão em movimento circular da cambota.

O binário do motor é a medida da força rotacional exercida sobre um eixo. Ou seja, mede a força exercida sobre o pistão do motor para provocar a rotação das rodas do veículo. A sua unidade de medida é newtons por metro (Nm).

A bomba de direção assistida transmite energia para a direção, o que faz com que o óleo hidráulico entre em circulação. A bomba de direção assistida determina a quantidade de óleo consoante o movimento do volante, o que significa que é uma peça que está sempre a trabalhar com quantidades e exigências diferentes.

Fazem parte da bomba de direção assistida:

  • o reservatório para o óleo;
  • o tubo;
  • a conduta de pressão;
  • os cilindros hidráulicos;
  • um motor elétrico;
  • uma válvula que abre e fecha as condutas;
  • outras peças mais pequenas. 

Qualquer avaria numa destas peças pode provocar perdas de óleo hidráulico, o que deve ser sempre revisto por uma oficina especializada. Além das perdas de óleo, também poderá notar que a direção se torna mais “pesada”.