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A derrapagem das rodas constitui um risco para a segurança rodoviária. Para evitar derrapagens, deve manter os seus pneus em ótimo estado, sem desgaste e com a pressão adequada.

Verifique igualmente o estado e condição de todos os componentes da suspensão cuja função é manter o pneu em contacto com o solo.

Além disso, para diminuir o efeito da derrapagem, deve manter as pastilhas e os discos de travão em perfeitas condições.

A desembraiagem central, ou dispositivo de desembraiagem central, tem como função desengatar a embraiagem. Tem uma vida útil média de aproximadamente 100.000 quilómetros, mas desgasta-se mais rapidamente se:

  • houver sobreaquecimento;
  • houver rolamentos encravados;
  • pressionar o pedal da embraiagem durante longos períodos de tempo. 

Pode estender a vida útil desta peça se pressionar o pedal da embraiagem apenas quando necessário, isto é, quando engrena uma velocidade.

O diferencial é o mecanismo responsável por transmitir a rotação do veio da caixa de velocidades às transmissões das rodas. 

Através de um sistema composto por engrenagens planetárias e de satélites, o diferencial permite que a roda do interior gire a uma rotação inferior à roda exterior quando o veículo curva – caso contrário, a roda exterior é sempre mais rápida do que a roda interior. 

No caso do diferencial com um sistema de auto-bloqueio, muito usado nas viaturas de todo o terreno, este permite, sempre que necessário, anular a diferença de rotação dos veios de transmissão.

A direção é o sistema responsável por direcionar as rodas de acordo com a rotação do volante

À medida que os carros se tornaram mais pesados e os pneus começaram a ser mais largos com jantes de maior dimensão, as manobras começaram a exigir um esforço físico maior, o que dá a sensação de uma direção “pesada”. Para diminuir este efeito, os novos automóveis têm uma direção assistida que proporciona mais conforto e manobrabilidade ao condutor. 

Hoje em dia, quase todos os automóveis têm direção assistida. A direção assistida produz energia adicional, o que permite ao condutor reduzir o esforço necessário para virar ou conduzir, sobretudo a velocidades reduzidas (a estacionar, por exemplo). 

O tipo de energia utilizada para auxiliar a direção – hidráulica, eletrohidráulica ou eletromecânica – faz com que existam 3 tipos de direção assistida distintos:

  • Direção Assistida Hidráulica. Este tipo de direção assistida usa um sistema constituído por uma uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo de linhas de pressão. Quando o veículo está em repouso, o óleo passa pelos 2 lados do êmbolo, o que gera pressões iguais na direção. Quando o volante e as rodas se movem, a distribuição do fluido muda e exerce pressão apenas num dos lados, o que empurra o mecanismo na direção desejada. 
     
  • Direção Assistida Eletrohidráulica. Neste tipo de direção assistida, um motor elétrico despoleta uma bomba hidráulica. A força produzida pela bomba torna o carro mais fácil de manobrar e o condutor tem a sensação de a direção ser mais “leve”. A velocidades elevadas, a assistência da bomba não é tão necessária e as rotações diminuem, o que permite poupar combustível. 
     
  • Direção Assistida Eletromecânica. Este tipo de direção assistida não tem quaisquer componentes hidráulicos. O controlo do sistema de direção assistida é elétrico e funciona apenas quando o condutor necessita. A vantagem relativamente às direções hidráulica e eletrohidráulica é consumir menos combustível. Este tipo de direção assistida também facilita a condução quando a estrada é inclinada ou há ventos constantes.

O disco de embraiagem é um elemento do sistema de transmissão. É responsável pelo acoplamento e desacoplamento do movimento do motor à caixa de velocidades. Com o seu desgaste, pode notar os seguintes sintomas:

  • alguns sons estranhos durante a mudança de velocidades;
  • vibração;
  • mais dificuldade em escolher as mudanças;
  • sensação de dissipação de energia aquando de uma aceleração.

Os discos de embraiagem devem ser revistos a cada 80.000 kms, mas podem desgastar-se mais depressa se:

  • conduzir em estradas de má qualidade (gravilha, piso irregular);
  • adotar uma condução agressiva;
  • houver infiltração de água, sujidade ou óleo;
  • tiver o hábito de conduzir com um pé sempre apoiado no pedal de embraiagem.