A derrapagem das rodas constitui um risco para a segurança rodoviária. Para evitar derrapagens, deve manter os seus pneus em ótimo estado, sem desgaste e com a pressão adequada.
Verifique igualmente o estado e condição de todos os componentes da suspensão cuja função é manter o pneu em contacto com o solo.
Além disso, para diminuir o efeito da derrapagem, deve manter as pastilhas e os discos de travão em perfeitas condições.
A desembraiagem central, ou dispositivo de desembraiagem central, tem como função desengatar a embraiagem. Tem uma vida útil média de aproximadamente 100.000 quilómetros, mas desgasta-se mais rapidamente se:
Pode estender a vida útil desta peça se pressionar o pedal da embraiagem apenas quando necessário, isto é, quando engrena uma velocidade.
O diferencial é o mecanismo responsável por transmitir a rotação do veio da caixa de velocidades às transmissões das rodas.
Através de um sistema composto por engrenagens planetárias e de satélites, o diferencial permite que a roda do interior gire a uma rotação inferior à roda exterior quando o veículo curva – caso contrário, a roda exterior é sempre mais rápida do que a roda interior.
No caso do diferencial com um sistema de auto-bloqueio, muito usado nas viaturas de todo o terreno, este permite, sempre que necessário, anular a diferença de rotação dos veios de transmissão.
A direção é o sistema responsável por direcionar as rodas de acordo com a rotação do volante.
À medida que os carros se tornaram mais pesados e os pneus começaram a ser mais largos com jantes de maior dimensão, as manobras começaram a exigir um esforço físico maior, o que dá a sensação de uma direção “pesada”. Para diminuir este efeito, os novos automóveis têm uma direção assistida que proporciona mais conforto e manobrabilidade ao condutor.
Hoje em dia, quase todos os automóveis têm direção assistida. A direção assistida produz energia adicional, o que permite ao condutor reduzir o esforço necessário para virar ou conduzir, sobretudo a velocidades reduzidas (a estacionar, por exemplo).
O tipo de energia utilizada para auxiliar a direção – hidráulica, eletrohidráulica ou eletromecânica – faz com que existam 3 tipos de direção assistida distintos:
A distância entre eixos corresponde à medida entre os eixos dianteiro e traseiro. A distância entre os eixos deve ser relativamente longa para dar mais estabilidade ao veículo e reduzir a inclinação da carroçaria. Estas características tornam a condução mais suave.