EBA (Emergency Brake Assist, ou Assistente de Travagem de Emergência) é um sistema de segurança ativa.
O EBA usa um radar que identifica objetos próximos e reduz a velocidade automaticamente ao detectar um possível risco de colisão. Se o condutor mudar a direção manualmente, o EBA desliga-se de forma autónoma.
Em conjunto com o sistema de travagem ABS, contribui para diminuir a distância de travagem e aumentar a sua eficácia.
EBD (Electronic Brake Distribution, ou Distribuição Eletrónica da Força de Travagem) é um sistema que complementa a travagem ABS e que distribui o esforço da travagem pelas 4 rodas da forma mais tecnologicamente avançada e mais eficiente possível.
Se pensarmos por exemplo nos veículos com tração dianteira, o eixo dianteiro é mais pesado do que o traseiro – por isso, durante uma travagem brusca, o centro de gravidade desloca-se para a frente e as rodas traseiras podem tendencialmente bloquear.
Ao distribuir a força de travagem por todo o automóvel, o EBD evita que as rodas bloqueiem elevando os níveis de segurança.
Neste tipo de eixo, a roda esquerda e a roda direita estão ligadas através de uma barra transversal que funciona como um estabilizador. É o tipo mais simples de disposição do eixo traseiro e também o mais económico, pelo que é bastante comum e utilizado nos veículos de gama baixa.
O Eixo Traseiro com Braço Trapezoidal, ou suspensão traseira de tipo trapezoidal, tem 3 suportes:
Esta configuração proporciona bastante estabilidade nas curvas e mais conforto aos passageiros, embora seja mais dispendiosa do que outros tipos de eixo traseiro.
O Eixo Traseiro com um Semibraço de Reboque usa “braços” que se movem na diagonal, o que proporciona uma condução confortável e liberta espaço para a bagageira.
O eletroventilador é o elemento responsável pela entrada de ar e pelo arrefecimento do motor.
Quando o radiador chega aos 90ºC, o eletroventilador liga-se e o ar começa a circular. O ar entra através do radiador do sistema de refrigeração do motor ou através do condensador do sistema de AC, de forma a arrefecer o líquido refrigerante do motor e o refrigerante do ar condicionado.