EBA (Emergency Brake Assist, ou Assistente de Travagem de Emergência) é um sistema de segurança ativa.
O EBA usa um radar que identifica objetos próximos e reduz a velocidade automaticamente ao detectar um possível risco de colisão. Se o condutor mudar a direção manualmente, o EBA desliga-se de forma autónoma.
Em conjunto com o sistema de travagem ABS, contribui para diminuir a distância de travagem e aumentar a sua eficácia.
EBD (Electronic Brake Distribution, ou Distribuição Eletrónica da Força de Travagem) é um sistema que complementa a travagem ABS e que distribui o esforço da travagem pelas 4 rodas da forma mais tecnologicamente avançada e mais eficiente possível.
Se pensarmos por exemplo nos veículos com tração dianteira, o eixo dianteiro é mais pesado do que o traseiro – por isso, durante uma travagem brusca, o centro de gravidade desloca-se para a frente e as rodas traseiras podem tendencialmente bloquear.
Ao distribuir a força de travagem por todo o automóvel, o EBD evita que as rodas bloqueiem elevando os níveis de segurança.
Neste tipo de eixo, a roda esquerda e a roda direita estão ligadas através de uma barra transversal que funciona como um estabilizador. É o tipo mais simples de disposição do eixo traseiro e também o mais económico, pelo que é bastante comum e utilizado nos veículos de gama baixa.
O Eixo Traseiro com Braço Trapezoidal, ou suspensão traseira de tipo trapezoidal, tem 3 suportes:
Esta configuração proporciona bastante estabilidade nas curvas e mais conforto aos passageiros, embora seja mais dispendiosa do que outros tipos de eixo traseiro.
O Eixo Traseiro com um Semibraço de Reboque usa “braços” que se movem na diagonal, o que proporciona uma condução confortável e liberta espaço para a bagageira.
A embraiagem é acionada pelo condutor ao carregar no pedal do lado esquerdo. Em termos técnicos, é um sistema localizado entre a caixa de velocidades e o motor, responsável pelo acoplamento ou desacoplamento do movimento entre estes 2 componentes.
O desacoplamento permite mudar as engrenagens (“mudanças”) de forma suave e precisa e evita o “arranhar” das engrenagens na caixa de velocidades.