Revisão Oficial até 40% de desconto. Aproveite já!

Marcar
1 2 3
Contacto WhatsApp

Ligue 210 115 017

chamada para a rede fixa nacional
MyForce WhatsApp

Fale connosco!

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

EBA (Emergency Brake Assist, ou Assistente de Travagem de Emergência) é um sistema de segurança ativa

O EBA usa um radar que identifica objetos próximos e reduz a velocidade automaticamente ao detectar um possível risco de colisão. Se o condutor mudar a direção manualmente, o EBA desliga-se de forma autónoma. 

Em conjunto com o sistema de travagem ABS, contribui para diminuir a distância de travagem e aumentar a sua eficácia.

EBD (Electronic Brake Distribution, ou Distribuição Eletrónica da Força de Travagem) é um sistema que complementa a travagem ABS e que distribui o esforço da travagem pelas 4 rodas da forma mais tecnologicamente avançada e mais eficiente possível. 

Se pensarmos por exemplo nos veículos com tração dianteira, o eixo dianteiro é mais pesado do que o traseiro – por isso, durante uma travagem brusca, o centro de gravidade desloca-se para a frente e as rodas traseiras podem tendencialmente bloquear. 

Ao distribuir a força de travagem por todo o automóvel, o EBD evita que as rodas bloqueiem elevando os níveis de segurança.

Neste tipo de eixo, a roda esquerda e a roda direita estão ligadas através de uma barra transversal que funciona como um estabilizador. É o tipo mais simples de disposição do eixo traseiro e também o mais económico, pelo que é bastante comum e utilizado nos veículos de gama baixa. 

O Eixo Traseiro com Braço Trapezoidal, ou suspensão traseira de tipo trapezoidal, tem 3 suportes:

  • um braço inferior em forma de trapézio;
  • um braço superior triangular;
  • uma barra por trás do braço trapezoidal. 

Esta configuração proporciona bastante estabilidade nas curvas e mais conforto aos passageiros, embora seja mais dispendiosa do que outros tipos de eixo traseiro.

O Eixo Traseiro com um Semibraço de Reboque usa “braços” que se movem na diagonal, o que proporciona uma condução confortável e liberta espaço para a bagageira.

O ESP (Electronic Stability Control, ou Controlo de Estabilidade Eletrónico) é o sistema de segurança ativa responsável por manter a estabilidade correta do veículo em caso de emergência. Atua em conjunto com o sistema de travagem ABS (Anti-lock Braking System), que evita o bloqueio dos travões. É um sistema de segurança ativa contribuindo grandemente para a diminuição de acidentes.