EBA (Emergency Brake Assist, ou Assistente de Travagem de Emergência) é um sistema de segurança ativa.
O EBA usa um radar que identifica objetos próximos e reduz a velocidade automaticamente ao detectar um possível risco de colisão. Se o condutor mudar a direção manualmente, o EBA desliga-se de forma autónoma.
Em conjunto com o sistema de travagem ABS, contribui para diminuir a distância de travagem e aumentar a sua eficácia.
EBD (Electronic Brake Distribution, ou Distribuição Eletrónica da Força de Travagem) é um sistema que complementa a travagem ABS e que distribui o esforço da travagem pelas 4 rodas da forma mais tecnologicamente avançada e mais eficiente possível.
Se pensarmos por exemplo nos veículos com tração dianteira, o eixo dianteiro é mais pesado do que o traseiro – por isso, durante uma travagem brusca, o centro de gravidade desloca-se para a frente e as rodas traseiras podem tendencialmente bloquear.
Ao distribuir a força de travagem por todo o automóvel, o EBD evita que as rodas bloqueiem elevando os níveis de segurança.
Neste tipo de eixo, a roda esquerda e a roda direita estão ligadas através de uma barra transversal que funciona como um estabilizador. É o tipo mais simples de disposição do eixo traseiro e também o mais económico, pelo que é bastante comum e utilizado nos veículos de gama baixa.
O Eixo Traseiro com Braço Trapezoidal, ou suspensão traseira de tipo trapezoidal, tem 3 suportes:
Esta configuração proporciona bastante estabilidade nas curvas e mais conforto aos passageiros, embora seja mais dispendiosa do que outros tipos de eixo traseiro.
O Eixo Traseiro com um Semibraço de Reboque usa “braços” que se movem na diagonal, o que proporciona uma condução confortável e liberta espaço para a bagageira.
Os espelhos retrovisores são obrigatórios e a sua principal função é assistir o condutor em manobras complicadas, especialmente em marcha atrás.
Embora nos anos 80 alguns modelos tivessem apenas um retrovisor – sempre no lado do condutor – hoje em dia todos os carros têm 3 retrovisores: um no lado do condutor, outro no lado do passageiro e um espelho no interior do habitáculo, todos ajustáveis (a exceção são os comerciais de cabine fechada que apenas têm os espelhos retrovisores laterais).
Atualmente muitas viaturas têm retrovisores mais sofisticados nomeadamente com piscas, sensores de temperatura ou aquecimento (que limpa automaticamente o gelo e a condensação da água de forma a não prejudicar a visão).
Os espelhos retrovisores têm obrigatoriamente de se encontrar em perfeitas condições de fixação e de visibilidade. No caso de danos que invalidem essas condições, proceda à substituição do vidro de espelho ou do espelho completo conforme for a situação.