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A galvanização é o processo de revestir uma superfície de aço com zinco. O zinco evita a ferrugem e protege o aço mesmo se a superfície for arranhada. Nos carros, é normal galvanizar as chapas dos dois lados para resistirem à corrosão.

O gás de escape (também conhecido como gás de exaustão) é o composto que sai do automóvel pelo tubo de escape. É formado por dióxido de carbono, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogénio e dióxido de enxofre. O gás de escape dos automóveis a diesel tem um odor característico. 

O gasóleo, também conhecido como diesel, é um tipo de combustível. Durante muitos anos, os carros a gasóleo foram os mais populares em Portugal e ainda hoje constituem a maioria do nosso parque automóvel.

No entanto, há cada vez menos pessoas a optar pelos motores a gasóleo/diesel: em 2017 representavam cerca de 61% dos carros vendidos, enquanto que em 2018 a percentagem baixou para 53,2%. É provável que a quota de mercado continue a descer à medida que mais cidades proíbem os carros a diesel e que alguns fabricantes (como a Toyota, por exemplo), abandonam estes modelos a favor dos automóveis híbridos.

Há 3 tipos de gasóleo à venda em Portugal:

  • gasóleo simples/diesel, que deriva do petróleo bruto e contém nitrogénio, enxofre e oxigénio. Tem um rendimento elevado.
     
  • gasóleo ou diesel aditivado, que contém uma série de aditivos para reduzir o desgaste dos injetores, proteger o sistema de alimentação do combustível e separar a água do gasóleo. Alguns fabricantes afirmam que também melhora o rendimento do motor e que reduz as emissões de gases para a atmosfera.
     
  • gasóleo colorido, que tem as mesmas características do gasóleo simples, mas com uma diferença essencial: contém um aditivo químico que o faz ter uma cor verde. É usado sobretudo no setor agrícola e florestal, o que faz com que também seja conhecido como “gasóleo agrícola”. Em Portugal, só pode ser vendido a beneficiários com cartões de microcircuito emitidos pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e isenção ou redução da taxa de ISP (Imposto sobre os produtos petrolíferos). 

A gasolina é o segundo combustível mais utilizado em Portugal (depois do diesel). Há vários tipos de gasolina à venda em Portugal:

  • gasolina sem chumbo 95, com um índice de octanas de 95. O número de octanas nas moléculas de gasolina determina a sua resistência à detonação espontânea. O rendimento proporcionado pela gasolina de índice 95 é indicado para carros de gama média e baixa.
     
  • gasolina sem chumbo 98, com um índice de octanas de 98. Esta gasolina otimiza o rendimento dos motores mais avançados e, por isso, é indicada para carros de gama superior. Também é mais limpa do que a gasolina sem chumbo 95, pois emite menos enxofre.
     
  • gasolina aditivada que, tal como o nome indica, tem alguns aditivos. Estes aditivos servem para “limpar” partes do automóvel, como os cilindros e os injetores. A gasolina aditivada também emite menos dióxido de carbono e há quem defenda que aumenta o tempo entre cada revisão.

O GPL Auto é o combustível utilizado pelos veículos movidos a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL). O GPL emite menos gases nocivos para a atmosfera e também é mais barato do que os outros combustíveis. No entanto, é preciso cumprir uma série de obrigações impostas por lei para utilizar este tipo de combustível: deve colocar uma vinheta com as letras GPL no exterior do carro e precisa de passar uma Inspeção Extraordinária para poder estacionar em garagens fechadas e/ou subterrâneas. 

A grade dianteira (também conhecida como grelha dianteira) protege o motor do carro. Evita a entrada de objetos estranhos, de sujidade e de poeiras, além de ajudar a refrigerar o motor através da grelha do radiador. Estes são alguns sinais de que a grelha do radiador pode estar a falhar:

  • alterações no funcionamento do sistema de refrigeração;
  • sobreaquecimento frequente do motor;
  • deterioração da ventilação do carro. 

Resta dizer que a grade dianteira é determinante para a estética do veículo – cada modelo tem uma grade dianteira específica e geralmente muito característica. Aliás, muitos fãs de tuning gostam de personalizar a grade dianteira do seu carro.