A galvanização é o processo de revestir uma superfície de aço com zinco. O zinco evita a ferrugem e protege o aço mesmo se a superfície for arranhada. Nos carros, é normal galvanizar as chapas dos dois lados para resistirem à corrosão.
O gás de escape (também conhecido como gás de exaustão) é o composto que sai do automóvel pelo tubo de escape. É formado por dióxido de carbono, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogénio e dióxido de enxofre. O gás de escape dos automóveis a diesel tem um odor característico.
O gasóleo, também conhecido como diesel, é um tipo de combustível. Durante muitos anos, os carros a gasóleo foram os mais populares em Portugal e ainda hoje constituem a maioria do nosso parque automóvel.
No entanto, há cada vez menos pessoas a optar pelos motores a gasóleo/diesel: em 2017 representavam cerca de 61% dos carros vendidos, enquanto que em 2018 a percentagem baixou para 53,2%. É provável que a quota de mercado continue a descer à medida que mais cidades proíbem os carros a diesel e que alguns fabricantes (como a Toyota, por exemplo), abandonam estes modelos a favor dos automóveis híbridos.
Há 3 tipos de gasóleo à venda em Portugal:
A gasolina é o segundo combustível mais utilizado em Portugal (depois do diesel). Há vários tipos de gasolina à venda em Portugal:
O GPL Auto é o combustível utilizado pelos veículos movidos a Gás de Petróleo Liquefeito (GPL). O GPL emite menos gases nocivos para a atmosfera e também é mais barato do que os outros combustíveis. No entanto, é preciso cumprir uma série de obrigações impostas por lei para utilizar este tipo de combustível: deve colocar uma vinheta com as letras GPL no exterior do carro e precisa de passar uma Inspeção Extraordinária para poder estacionar em garagens fechadas e/ou subterrâneas.
O grampo é uma ferramenta utilizada para fixar ou proteger objetos. Nos automóveis, existem grampos para dar suporte aos espelhos retrovisores e grampos nos injetores, por exemplo.