O identificador de sinais de trânsito é uma tecnologia avançada que encontramos nos carros mais recentes. Consiste numa câmara frontal que lê automaticamente os sinais de trânsito, como por ex. os sinais de limite de velocidade. Depois, os alertas aparecem no painel de controlo do condutor.
Os carros que contam com este tipo de tecnologia funcionam em toda a Europa, pois estão programados para reconhecer os sinais nacionais de vários países. Em alguns países, podem também existir alertas sobre a redução da velocidade em caso de chuva.
Em termos simples, a ignição é o que faz “ligar” o carro. O sistema de ignição é constituído pela bateria, bobina de ignição, cabos de velas, velas de ignição e, nos carros mais antigos, pelo distribuidor (que envia a tensão às velas). No momento em que as velas soltam uma “faísca”, o motor começa a combustão e o carro começa a andar. Há 3 tipos de sistemas de ignição:
Tal como o nome indica, são as luzes que iluminam o painel de instrumentos – ou seja, o painel onde vemos a velocidade, o conta-rotações, o nível de combustível no depósito, a temperatura do motor e os restantes alertas do sistema informático, como por ex. a necessidade da mudança de óleo.
Certamente que já sabe qual é o objetivo de uma impermeabilização: tornar um determinado material resistente à água. No caso dos automóveis, costumamos falar em dois tipos de impermeabilização: impermeabilização da cobertura (ou tejadilho) e impermeabilização dos tecidos (ou estofos).
O indicador do nível de óleo serve para verificar o nível de enchimento deste lubrificante automóvel. Quando o óleo está a níveis demasiado baixos, emite um sinal eletrónico – que costuma aparecer no painel de instrumentos. Além disso, estes indicadores também emitem um aviso se a temperatura do óleo atingir 70ºC.
No caso do óleo acabar ou da temperatura ser demasiado alta, o sensor pára imediatamente a bomba de óleo.
Interruptor para ajustar a posição dos espelhos retrovisores.