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O identificador de sinais de trânsito é uma tecnologia avançada que encontramos nos carros mais recentes. Consiste numa câmara frontal que lê automaticamente os sinais de trânsito, como por ex. os sinais de limite de velocidade. Depois, os alertas aparecem no painel de controlo do condutor.

Os carros que contam com este tipo de tecnologia funcionam em toda a Europa, pois estão programados para reconhecer os sinais nacionais de vários países. Em alguns países, podem também existir alertas sobre a redução da velocidade em caso de chuva.

Em termos simples, a ignição é o que faz “ligar” o carro. O sistema de ignição é constituído pela bateria, bobina de ignição, cabos de velas, velas de ignição e, nos carros mais antigos, pelo distribuidor (que envia a tensão às velas). No momento em que as velas soltam uma “faísca”, o motor começa a combustão e o carro começa a andar. Há 3 tipos de sistemas de ignição:

  • ignição mecânica – quando o condutor põe a chave na ignição, uma peça retira a tensão da bateria, o que faz o mecanismo disparar e pôr o motor a funcionar. 
  • ignição eletrónica – há um módulo de controlo eletrónico, separado do distribuidor, que leva o fluxo da corrente até à bobina de ignição. 
  • sistema de ignição sem distribuidor – é o computador do automóvel que regula o módulo de controlo eletrónico e, através de várias bobinas de ignição, faz a informação chegar às velas. 

Tal como o nome indica, são as luzes que iluminam o painel de instrumentos – ou seja, o painel onde vemos a velocidade, o conta-rotações, o nível de combustível no depósito, a temperatura do motor e os restantes alertas do sistema informático, como por ex. a necessidade da mudança de óleo.

Certamente que já sabe qual é o objetivo de uma impermeabilização: tornar um determinado material resistente à água. No caso dos automóveis, costumamos falar em dois tipos de impermeabilização: impermeabilização da cobertura (ou tejadilho) e impermeabilização dos tecidos (ou estofos).

O indicador do nível de óleo serve para verificar o nível de enchimento deste lubrificante automóvel. Quando o óleo está a níveis demasiado baixos, emite um sinal eletrónico – que costuma aparecer no painel de instrumentos. Além disso, estes indicadores também emitem um aviso se a temperatura do óleo atingir 70ºC.

No caso do óleo acabar ou da temperatura ser demasiado alta, o sensor pára imediatamente a bomba de óleo.

Outra peça cuja função é bem clara só pelo nome: o interruptor dos faróis é o interruptor das luzes (geralmente é um botão redondo que se vai rodando, no lado esquerdo do volante). Serve para ligar ou desligar os médios e os máximos, as luzes de estacionamento e, em alguns modelos, também as luzes de nevoeiro. Tal como a maioria dos interruptores, não tem um tempo de vida útil estipulado pelos fabricantes – só é substituída esta peça quando avaria. Aqui ficam duas dicas para aumentar a longevidade do interruptor:

  • rode o botão de forma suave, sem solavancos;
  • não use lâmpadas com mais potência do que o recomendado pelo fabricante, pois podem causar sobreaquecimento e danificar o interruptor. Neste caso, vai sentir um cheiro a queimado no interior do habitáculo.