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As jantes (também conhecidas como aros) são a parte exterior da roda que segura o pneu. É muito importante substituir as jantes e os pneus quando começam a apresentar desgaste, mas para escolher as mais indicadas deve ter em consideração:

  • as dimensões dos pneus: as dimensões e o diâmetro aprovados para cada veículo estão especificadas no Documento Único Automóvel, e o seu incumprimento está sujeito a multa na Inspeção Periódica Obrigatória. Se pretender alterar as dimensões das jantes, precisa de solicitá-lo ao IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes). 
  • a etiqueta do pneu: consulte a etiqueta europeia sobre a eficiência dos pneus (ou seja, o seu impacto no consumo de combustível), a aderência ao piso molhado e o ruído. Apesar de parecer apenas um detalhe, o barulho pode comprometer o conforto e concentração em viagens longas. 
  • os tipos de jantes: há dois tipos de jantes, as jantes de aço e as jantes de liga de alumínio ou de liga leve. As jantes de liga de alumínio são mais leves e, normalmente, mais resistentes que as de aço. No entanto, as jantes de aço são mais maleáveis do que as restantes e mais fáceis de trocar.

Peça que pertence à bomba de água auxiliar, cuja função é criar um microclima no habitáculo quando o motor está a funcionar com poucas rotações por minuto (por exemplo, nos engarrafamentos).

A junta da cabeça (também conhecida como junta da colaça e junta de cúpula) situa-se entre o bloco dos cilindros do motor e a sua respetiva cabeça. Serve para vedar o bloco dos cilindros em si e a área adjacente à cabeça do cilindro, embora a sua principal função seja pressurizar as câmaras de combustão e manter a pressão adequada no sistema de lubrificação. 

Uma vez que está exposta às altas temperaturas e às pressões internas do motor, é uma peça que está sujeita a grandes esforços e que deve ser substituída com alguma frequência. Mas também deve ser substituída sempre que seja necessário fazer uma intervenção ou reparação no motor que exija a remoção da junta. Os potenciais sinais de algo está errado são:

  • impurezas de cor clara no óleo;
  • aumento da temperatura do motor (devido à entrada de óleo no líquido de arrefecimento);
  • coloração branca dos gases de escape;
  • manchas de óleo à volta do elemento vedante.

A junta do cárter (ou junta do cárter do óleo ou junta do coletor do óleo) evita as fugas de óleo. Com o tempo, podem deformar-se ou desgastar-se, por isso deve substituí-la assim que notar uma fuga de óleo do cárter. Outros sinais que revelam um problema no cárter são as manchas de óleo, irregularidades no funcionamento do motor e os ruídos.

Para prolongar a vida útil desta peça e prevenir danos, não conduza fora da estrada, evite o sobreaquecimento do motor e use o óleo do motor recomendado pelo fabricante.

A  junta do coletor de admissão serve para regular a pressão da ligação do motor com a linha da admissão. A junta pode empenar-se, dilacerar-se com as vibrações ou deformar-se. Deve substituir-se cada vez que se desmonta o coletor de admissão e, para melhorar o seu desempenho, deve colocar-se uma camada de lubrificante em ambos os lados da peça.

Os injetores de combustível devem estar sempre protegidos da sujidade, da poeira e de outras partículas estranhas. As juntas e os vedantes dos injetores asseguram a estanqueidade dos injetores e evitam as fugas de combustível. Também se utiliza a expressão junta do filtro do combustível.