As jantes (também conhecidas como aros) são a parte exterior da roda que segura o pneu. É muito importante substituir as jantes e os pneus quando começam a apresentar desgaste, mas para escolher as mais indicadas deve ter em consideração:
Peça que pertence à bomba de água auxiliar, cuja função é criar um microclima no habitáculo quando o motor está a funcionar com poucas rotações por minuto (por exemplo, nos engarrafamentos).
A junta da cabeça (também conhecida como junta da colaça e junta de cúpula) situa-se entre o bloco dos cilindros do motor e a sua respetiva cabeça. Serve para vedar o bloco dos cilindros em si e a área adjacente à cabeça do cilindro, embora a sua principal função seja pressurizar as câmaras de combustão e manter a pressão adequada no sistema de lubrificação.
Uma vez que está exposta às altas temperaturas e às pressões internas do motor, é uma peça que está sujeita a grandes esforços e que deve ser substituída com alguma frequência. Mas também deve ser substituída sempre que seja necessário fazer uma intervenção ou reparação no motor que exija a remoção da junta. Os potenciais sinais de algo está errado são:
A junta do cárter (ou junta do cárter do óleo ou junta do coletor do óleo) evita as fugas de óleo. Com o tempo, podem deformar-se ou desgastar-se, por isso deve substituí-la assim que notar uma fuga de óleo do cárter. Outros sinais que revelam um problema no cárter são as manchas de óleo, irregularidades no funcionamento do motor e os ruídos.
Para prolongar a vida útil desta peça e prevenir danos, não conduza fora da estrada, evite o sobreaquecimento do motor e use o óleo do motor recomendado pelo fabricante.
A junta do coletor de admissão serve para regular a pressão da ligação do motor com a linha da admissão. A junta pode empenar-se, dilacerar-se com as vibrações ou deformar-se. Deve substituir-se cada vez que se desmonta o coletor de admissão e, para melhorar o seu desempenho, deve colocar-se uma camada de lubrificante em ambos os lados da peça.
Faz parte do sistema de refrigeração do automóvel. O sinal mais comum de que precisa de ser substituída é a fuga de fluido. Esta pode ser detectada se houver líquido nos componentes à volta do depósito ou então se o nível do líquido de refrigeração descer de forma rápida.