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O líquido de refrigeração percorre o circuito interno do motor para evitar o sobreaquecimento dos seus componentes. Caso a temperatura exceda os 90ºC dentro do motor, há risco de danos graves e dispendiosos. Recomendamos que verifique regularmente o nível do líquido de refrigeração e que proceda à sua substituição a cada 2 anos ou 40.000 kms. Algumas pessoas preferem usar água para o mesmo efeito, mas os líquidos de refrigeração próprios têm um desempenho superior, evitando desde logo a corrosão.

Os líquidos de refrigeração também se podem designar anti congelantes, pois no Inverno evitam que o frio afete o funcionamento do motor, visto terem um ponto de congelação bem abaixo dos 0ºC da água.

O líquido dos travões é essencial para que não haja falhas ao transmitir informação do pedal para o resto do sistema de travagem. Deve substituí-lo sempre que estiver previsto nos intervalos de manutenção ou através do teste de temperatura se se verificar que as suas propriedades já estão comprometidas.

Atualmente, existem três tipologias de líquido de travões, conhecidas como DOT 3, DOT 4 e DOT 5. Estas três tipologias variam quanto à temperatura de ebulição: quanto maior a temperatura do ponto de ebulição, menor é quantidade de líquido existente:

  • O DOT 3 está associado às piores prestações e não é indicado para os veículos mais modernos com ABS.
  • O DOT 4 é apropriado para todos os sistemas de travagem, sendo o líquido mais comum.
  • Já o DOT 5 tem um preço mais elevado e é indicado apenas para veículos específicos.

A verificação do nível do líquido de travões deve ser feita periodicamente. Escolha sempre uma oficina creditada para obter o melhor aconselhamento sobre o tipo de líquido a utilizar no seu veículo.

A longarina é uma base de aço que está na frente do carro e que serve para assentar a carroçaria do automóvel, sendo uma peça chave para a sua resistência e segurança. Ela tem uma função dispersora da energia de um embate e evita, em caso de colisão, danos mais graves. Em caso de acidente e tendo ficado danificada, nunca deve ser arranjada, mas sim substituída.

Tal como o nome indica, esta luz serve para iluminar a chapa da matrícula na retaguarda do veículo. Os veículos devem estar sempre identificados e a matrícula deve ler-se facilmente pelo menos a uma distância de 20 metros. Portanto, a luz da chapa da matrícula deve acender conjuntamente com os mínimos (ou luzes de presença, como veremos mais adiante). 

As luzes de circulação diurna são obrigatórias desde 2011. Tratam-se de luzes que devem estar sempre ligadas, inclusive de dia, e tudo em nome da segurança rodoviária. Ao contrário dos médios ou dos máximos, as luzes diurnas não servem para iluminar a estrada – mas sim para ajudar o seu carro a ser visto. Em alguns países Europeus, esta norma já existia há vários anos para aumentar a visibilidade e diminuir a probabilidade de colisão com outros veículos.

O nevoeiro é o principal inimigo da visibilidade na estrada. Por isso, conduzir com nevoeiro exige cuidados extra com luzes de nevoeiro à frente e na retaguarda. Nos veículos ligeiros, as luzes de nevoeiro da frente têm cor branca ou amarela e podem ser usadas como um complemento aos médios. Resta dizer que, tal como os médios, o seu alcance não deve exceder os 30 metros para não encandear outros condutores.