Um macaco elétrico é o mais fácil de utilizar e não requer esforço por parte do condutor. Liga-se à tomada de isqueiro ou à bateria do carro e, em segundos, eleva o automóvel. Em média, este tipo de macaco eleva duas toneladas mas poderá elevar mais. Verifique sempre as especificações do mesmo para nunca colocar em causa a sua segurança nem causar danos na viatura.
O macaco “Hi-Lift” é originário de uma empresa norte-america, Hi-Lift Jack Company, mas existem no mercado modelos de outras marcas. Muito utilizados na prática mais profissional de todo o terreno, este tipo de macacos permite elevar veículos já por si muito elevados e erguê-los ainda mais. É extremamente útil podendo puxar o veículo para a frente, para trás e para os lados, além de se poder usar numa manutenção de emergência. Uma característica muito importante é a garra do macaco começar praticamente na base do mesmo, o que permite encontrar um ponto de apoio para se levantar o veículo se este estiver mesmo atolado ou numa situação ainda mais complicada.
O macaco de tipo hidráulico e com formato “garrafa” é um êmbolo com um pistão central que se eleva na vertical até entrar em contacto com a parte inferior do automóvel destinada para o efeito. Este género de macaco tem uma capacidade de carga superior, uma grande elevação e são razoavelmente compactos, pelo que são os recomendados para automóveis todo-o-terreno e SUVs. Têm um manuseamento mais fácil e mais rápido do que os macacos mecânicos e o esforço é menor por parte do condutor.
Os macacos hidráulicos rolantes são robustos, têm uma grande capacidade de carga, rodas que facilitam a circulação e uma alavanca que permite uma elevação rápida e fácil. Estas características tornam-nos ideais para as oficinas. Neste tipo de macacos, movimentar a alavanca para cima e para baixo aciona um braço que se eleva até entrar em contacto com o automóvel para o fazer subir. Apesar de todas as vantagens, o peso e volume fazem com que não seja fácil tê-los em casa para entusiastas e amadores.
É um tipo de macaco em que o condutor roda uma manivela que faz uso de uma canaleta para elevar e suspender o automóvel. O macaco mecânico é o mais comum no conjunto de ferramentas do automóvel. Ao utilizar o macaco, é muito importante confirmar a zona própria para acoplar este tipo de macaco. Se não sabe onde é, confirme no livro de instruções do automóvel a localização correta.
As maxilas do travão são um componente do sistema de travagem automóvel instalado no eixo traseiro dos veículos equipados com travões de tambor. Estão localizadas no interior do tambor de travão e são elas que vão causar a pressão no eixo traseiro para imobilizar o automóvel. As maxilas do travão devem ser trocadas quando a espessura das mesmas tiver diminuído cerca de 75%, para que não percam a eficácia nas travagens.
As falhas em qualquer uma das componentes do travão podem causar o aumento da distância de travagem, assobios durante a travagem ou vibração excessiva nos travões. Por isso, deve inspecionar os travões a cada 15 mil ou 20 mil quilómetros.