Um macaco elétrico é o mais fácil de utilizar e não requer esforço por parte do condutor. Liga-se à tomada de isqueiro ou à bateria do carro e, em segundos, eleva o automóvel. Em média, este tipo de macaco eleva duas toneladas mas poderá elevar mais. Verifique sempre as especificações do mesmo para nunca colocar em causa a sua segurança nem causar danos na viatura.
O macaco “Hi-Lift” é originário de uma empresa norte-america, Hi-Lift Jack Company, mas existem no mercado modelos de outras marcas. Muito utilizados na prática mais profissional de todo o terreno, este tipo de macacos permite elevar veículos já por si muito elevados e erguê-los ainda mais. É extremamente útil podendo puxar o veículo para a frente, para trás e para os lados, além de se poder usar numa manutenção de emergência. Uma característica muito importante é a garra do macaco começar praticamente na base do mesmo, o que permite encontrar um ponto de apoio para se levantar o veículo se este estiver mesmo atolado ou numa situação ainda mais complicada.
O macaco de tipo hidráulico e com formato “garrafa” é um êmbolo com um pistão central que se eleva na vertical até entrar em contacto com a parte inferior do automóvel destinada para o efeito. Este género de macaco tem uma capacidade de carga superior, uma grande elevação e são razoavelmente compactos, pelo que são os recomendados para automóveis todo-o-terreno e SUVs. Têm um manuseamento mais fácil e mais rápido do que os macacos mecânicos e o esforço é menor por parte do condutor.
Os macacos hidráulicos rolantes são robustos, têm uma grande capacidade de carga, rodas que facilitam a circulação e uma alavanca que permite uma elevação rápida e fácil. Estas características tornam-nos ideais para as oficinas. Neste tipo de macacos, movimentar a alavanca para cima e para baixo aciona um braço que se eleva até entrar em contacto com o automóvel para o fazer subir. Apesar de todas as vantagens, o peso e volume fazem com que não seja fácil tê-los em casa para entusiastas e amadores.
É um tipo de macaco em que o condutor roda uma manivela que faz uso de uma canaleta para elevar e suspender o automóvel. O macaco mecânico é o mais comum no conjunto de ferramentas do automóvel. Ao utilizar o macaco, é muito importante confirmar a zona própria para acoplar este tipo de macaco. Se não sabe onde é, confirme no livro de instruções do automóvel a localização correta.
O módulo de ignição é o sistema que controla a abertura e o fecho da ignição do automóvel. Está exposto a níveis altos de tensão para que o carro arranque e, por vezes, são os problemas no circuito ou a queima do módulo que causam as avarias. Defeitos resultantes do aquecimento ou de falso contato provocam falhas intermitentes. No caso de falha total, o motor deixa de funcionar imediatamente. A resolução passa por ir a uma oficina, fazer um diagnóstico e, muito provavelmente, substituir o módulo de ignição.