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Um macaco elétrico é o mais fácil de utilizar e não requer esforço por parte do condutor. Liga-se à tomada de isqueiro ou à bateria do carro e, em segundos, eleva o automóvel. Em média, este tipo de macaco eleva duas toneladas mas poderá elevar mais. Verifique sempre as especificações do mesmo para nunca colocar em causa a sua segurança nem causar danos na viatura.

O macaco “Hi-Lift” é originário de uma empresa norte-america, Hi-Lift Jack Company, mas existem no mercado modelos de outras marcas. Muito utilizados na prática mais profissional de todo o terreno, este tipo de macacos permite elevar veículos já por si muito elevados e erguê-los ainda mais. É extremamente útil podendo puxar o veículo para a frente, para trás e para os lados, além de se poder usar numa manutenção de emergência. Uma característica muito importante é a garra do macaco começar praticamente na base do mesmo, o que permite encontrar um ponto de apoio para se levantar o veículo se este estiver mesmo atolado ou numa situação ainda mais complicada.

O macaco de tipo hidráulico e com formato “garrafa” é um êmbolo com um pistão central que se eleva na vertical até entrar em contacto com a parte inferior do automóvel destinada para o efeito. Este género de macaco tem uma capacidade de carga superior, uma grande elevação e são razoavelmente compactos, pelo que são os recomendados para automóveis todo-o-terreno e SUVs. Têm um manuseamento mais fácil e mais rápido do que os macacos mecânicos e o esforço é menor por parte do condutor.

Os macacos hidráulicos rolantes são robustos, têm uma grande capacidade de carga, rodas que facilitam a circulação e uma alavanca que permite uma elevação rápida e fácil. Estas características tornam-nos ideais para as oficinas. Neste tipo de macacos, movimentar a alavanca para cima e para baixo aciona um braço que se eleva até entrar em contacto com o automóvel para o fazer subir. Apesar de todas as vantagens, o peso e volume fazem com que não seja fácil tê-los em casa para entusiastas e amadores.

É um tipo de macaco em que o condutor roda uma manivela que faz uso de uma canaleta para elevar e suspender o automóvel. O macaco mecânico é o mais comum no conjunto de ferramentas do automóvel. Ao utilizar o macaco, é muito importante confirmar a zona própria para acoplar este tipo de macaco. Se não sabe onde é, confirme no livro de instruções do automóvel a localização correta.

O motor de arranque é um dos elementos-chave do motor do carro. Trata-se de um pequeno motor elétrico com escovas internas, que se aciona quando o condutor põe a chave na ignição e que gira o eixo que faz disparar o motor de combustão. Fazem parte do circuito do motor de arranque o motor em si mesmo, a embraiagem, a caixa de velocidades e o dispositivo de arranque. Nem todos os motores de arranque funcionam de igual forma, tal como nem todos usam a mesma fonte de energia. Mas quando falham, todos provocam o mesmo resultado: o carro não arranca e não sai do sítio.

Se o motor não pegar e não houver nenhum problema com a bobina, ignição ou falta de combustível, o mais provável é ter um problema no motor de arranque. Estas são as situações mais comuns:

  • o motor não pega de todo, ou pega mas não liga (sim, é possível);
  • chia quando tenta ligar o motor;
  • cheira a queimado;
  • nota fumo quando liga o motor;
  • ouve “cliques” ao dar à chave (que também pode ser um sinal de problemas na bateria).

Há vários motivos que podem levar o motor de arranque a avariar. As escovas do motor de arranque podem estar gastas ou sujas, os rolamentos do eixo podem estar desgastados, os pinos ou as braçadeiras podem estar oxidados: tudo isto é relativamente comum. É recomendável consultar uma oficina para determinar a causa exata da avaria e, se necessário, substituir o motor de arranque.