Revisão Oficial até 40% de desconto. Aproveite já!

Marcar
1 2 3
Contacto WhatsApp

Ligue 210 115 017

chamada para a rede fixa nacional
MyForce WhatsApp

Fale connosco!

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Todas as caixas de velocidades precisam de manutenção, incluindo as caixas automáticas. A manutenção deve ser feita entre os 60 e os 80 mil quilómetros e deve englobar a troca do “óleo” – cujo nome técnico é fluído ATF – e a troca do filtro no caso das caixas automáticas. Se ouvir ruídos ou “estalidos” enquanto o carro está em ponto morto, provavelmente há uma avaria na caixa de velocidades. Não deixe atrasar! Consulte uma oficina especialista, pois assim pode evitar uma reparação ou uma avaria muito mais dispendiosa.

Quando ouvimos falar em “trocar o óleo” ou “mudar o óleo”, quase sempre diz respeito ao óleo do motor. Este óleo é na verdade um lubrificante para o motor do automóvel, que diminui a fricção entre as peças e aumenta a vida útil do motor. Além disso, também promove o arrefecimento do motor, mantém o motor limpo, promove a poupança de combustível e protege-o da corrosão.

No entanto, o óleo começa a acumular partículas em suspensão, impurezas e sujidade, o que põe em causa a sua eficácia e eficiência. Para garantir que tudo funciona na perfeição, deve mudar o óleo e o filtro do óleo (os dois em conjunto) a cada 10.000 kms, 15.000 kms ou 20.000 kms consoante o tipo de óleo que tiver.

Tipos de Óleo de Motor

Os óleos do motor distinguem-se entre si pela sua viscosidade, pelo nível de desempenho e pela sua origem. Em relação a esta última, vejamos as 3 categorias principais:

– óleos minerais – derivam do petróleo “cru”, que depois é refinado para ser utilizado como lubrificante. É o mais económico de todos os tipos de óleo, embora não seja apto para carros mais modernos.

– óleos semi-sintéticos – combinam as características dos óleos minerais e dos óleos sintéticos. Não aguentam tanto tempo como os óleos sintéticos, mas também são mais acessíveis. A duração média de um óleo semi-sintético é de 15.000 kms.

– óleos sintéticos – são produzidos artificialmente e recomendáveis para automóveis atuais. São capazes de suportar um intervalo maior de temperaturas e têm uma vida útil extensa, estando aptos a suportar em pleno até 30.000 kms.

Viscosidade do Óleo

Cada embalagem de óleo tem a sua própria designação com dois números separados por uma letra, o W – por exemplo, 5W30, 5W40, etc. Qual o seu significado?

  • O primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. 
  • O segundo número, depois do W, refere-se à viscosidade do óleo a 100ºC, quando o veículo já está em movimento. 

Quanto mais baixos forem ambos os números, significa que estamos perante um óleo sintético, com menos viscosidade.

Os óleos menos viscosos chegam mais rápido e com mais facilidade às componentes do motor, o que reduz o atrito entre cada uma delas. Além disso, auxiliam a poupança de combustível e as emissões de gases poluentes. No entanto, um número mais alto (por exemplo, 40W) indica um melhor desempenho a altas temperaturas, o que pode ser preferível em climas quentes.

Desempenho do Óleo

O desempenho reflete o rendimento mínimo do óleo e é estabelecido por 3 instituições internacionais:

– SAE, desenvolvido pelos engenheiros de transporte da SAE Internacional. De acordo com esta classificação, os óleos podem dividir-se entre Inverno, Verão e apropriados para todas as estações.

– API, de acordo com o Instituto Americano do Petróleo. Dividem-se nos seguintes grupos: S (motores a gasolina), C e F (motores a diesel). As categorias de serviço SN, CK-4 e FA-4 cumprem os requisitos mais recentes.

– ACEA, da Associação dos Construtores Europeus de Automóveis. As classificações A/B são para motores a diesel e gasolina; C para motores novos e E para motores a diesel de veículos de carga.

O óleo hidráulico, também conhecido como fluido hidráulico, é utilizado para lubrificar a caixa da direção. Há várias mudanças que pode detectar no óleo hidráulico e que indicam que precisa de mudar este tipo de óleo, nomeadamente:

  • o líquido fica turvo;
  • o líquido muda de cor;
  • surge uma película na sua superfície;
  • surge uma mudança na viscosidade;
  • surge um cheiro a queimado durante a condução;
  • surge uma espuma no reservatório do óleo. 

Geralmente, recomendamos verificar a necessidade de reabastecimento do líquido hidráulico a cada 60 mil quilómetros.

Tal como o óleo para o motor, o óleo hidráulico divide-se em diferentes classes. Podem ser óleos minerais, semi-sintéticos e sintéticos. Normalmente, a embalagem indica a seguinte classificação:

 

Deslizar para a esquerda
Classificação Descrição Viscosidade Pressão
HL Contêm aditivos antioxidantes e anti-corrosivos < 80 < 100 bar
HPL Contêm aditivos antioxidantes, anti-corrosivos e que impedem o seu desgaste 80 - 100 > 100 bar
HPVL Contêm aditivos antioxidantes, anti-corrosivos e anti-fricção até 140 >100 bar