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O painel do radiador é uma moldura onde se montam o radiador com grelha, os faróis e os pára-choques. Não tem uma vida útil definida. Deve substituí-la se houver corrosão do painel, fendas, danos ou deformação (a maioria das vezes, devido a um acidente ou choque com um obstáculo).

O painel lateral é uma peça semicircular também conhecida como arco da roda. Tal como o painel do radiador, o objetivo é reforçar a carroçaria do carro. No entanto, pode danificar-se devido à corrosão, especialmente se estiver exposta a água e neve, ou a pequenos choques, nomeadamente ao estacionar. Para prolongar a vida útil desta peça, tente limpar assim que possível a geada, neve ou granizo se estas condições se verificarem.

A panela de escape é um silenciador, cuja função é limitar o ruído produzido pelo motor. As vantagens são uma condução mais sossegada e redução da poluição sonora. Embora isto possa parecer superficial à primeira leitura, acredite que não é. O motor de um carro tem entre 1.000 e 5.000 rotações por minuto e dão-se 2 a 4 explosões por cada rotação. No limite, isto significa que pode haver até 20.000 explosões por minuto.

Os componentes principais da panela de escape são uma caixa metálica e dois tubos, que vibram até que o som seja absorvido por componentes de borracha. É normal que os componentes se desgastem ao longo do tempo devido à sua utilização e às constantes alterações de temperatura, especialmente durante o Inverno. A reparação é difícil e deve ser feita por uma oficina especializada, pois é preciso desmontar toda a peça com cuidado e substituí-la na totalidade.

O pára-choques é uma peça destinada a “abater” ou “absorver” o efeito de um choque no carro. Normalmente, tem a forma de uma lâmina e está fixada tanto na dianteira como na traseira dos automóveis. Antigamente eram fabricados em aço, mas nas últimas décadas são fabricados na sua maioria em plásticos ultra-resistentes.

O termo “passagem a vau” é muito utilizado em condução todo o terreno, mas não só. Refere-se a conduzir o automóvel em pisos submersos. Recomenda-se nunca parar o automóvel e manter a velocidade baixa, devendo ser efetuada com extremo cuidado.

O pistão do motor move-se dentro do cilindro e é uma das principais peças do motor de combustão. Apesar de ser uma peça resistente, os fabricantes estimam que a vida útil desta peça é, em média, de 250 000 quilómetros. No entanto, o pistão pode desgastar-se mais depressa quando:

  • entra poeira na câmara de combustão;
  • o motor funciona continuamente a altas rotações por minuto;
  • há sobreaquecimento do motor.

De forma a preservar este componente, é conveniente mudar regularmente o óleo e o filtro de óleo e usar apenas o tipo de óleo com a norma correta indicada pelo fabricante.