O painel do radiador é uma moldura onde se montam o radiador com grelha, os faróis e os pára-choques. Não tem uma vida útil definida. Deve substituí-la se houver corrosão do painel, fendas, danos ou deformação (a maioria das vezes, devido a um acidente ou choque com um obstáculo).
O painel lateral é uma peça semicircular também conhecida como arco da roda. Tal como o painel do radiador, o objetivo é reforçar a carroçaria do carro. No entanto, pode danificar-se devido à corrosão, especialmente se estiver exposta a água e neve, ou a pequenos choques, nomeadamente ao estacionar. Para prolongar a vida útil desta peça, tente limpar assim que possível a geada, neve ou granizo se estas condições se verificarem.
A panela de escape é um silenciador, cuja função é limitar o ruído produzido pelo motor. As vantagens são uma condução mais sossegada e redução da poluição sonora. Embora isto possa parecer superficial à primeira leitura, acredite que não é. O motor de um carro tem entre 1.000 e 5.000 rotações por minuto e dão-se 2 a 4 explosões por cada rotação. No limite, isto significa que pode haver até 20.000 explosões por minuto.
Os componentes principais da panela de escape são uma caixa metálica e dois tubos, que vibram até que o som seja absorvido por componentes de borracha. É normal que os componentes se desgastem ao longo do tempo devido à sua utilização e às constantes alterações de temperatura, especialmente durante o Inverno. A reparação é difícil e deve ser feita por uma oficina especializada, pois é preciso desmontar toda a peça com cuidado e substituí-la na totalidade.
O pára-choques é uma peça destinada a “abater” ou “absorver” o efeito de um choque no carro. Normalmente, tem a forma de uma lâmina e está fixada tanto na dianteira como na traseira dos automóveis. Antigamente eram fabricados em aço, mas nas últimas décadas são fabricados na sua maioria em plásticos ultra-resistentes.
O termo “passagem a vau” é muito utilizado em condução todo o terreno, mas não só. Refere-se a conduzir o automóvel em pisos submersos. Recomenda-se nunca parar o automóvel e manter a velocidade baixa, devendo ser efetuada com extremo cuidado.
“Pneu” é uma abreviatura para “pneumático”, um objeto circular fabricado em borracha para diversos tipos de veículos. A maioria dos pneus são inflados com gases, embora também possa ser utilizada água em algumas máquinas agrícolas.
Existem muitas dúvidas sobre quais os melhores pneus para o seu carro e como prolongar a vida útil dos mesmos.
Para saber quais são os pneus adequados para o seu carro, pode começar por avaliar os pneus que tem neste momento. Na parte lateral do pneu irá ver uma combinação com um formato semelhante a este: 205/55 R16 91V. Cada um destes números corresponde, respetivamente, à largura em milímetros, à altura relativamente à largura, ao diâmetro da jante, ao índice de carga e ao índice de velocidade. Depois, pode comparar preços no nosso simulador de pneus.
O desgaste é por norma maior nos pneus da dianteira. Para prolongar a vida útil dos pneus e equilibrar o desgaste, pode trocá-los de posição a cada 10.000 kms. Se só quiser trocar 2 pneus, coloque os novos no eixo traseiro e os velhos na dianteira, desde que estejam em bom estado (apesar de não ser o mais intuitivo, é o melhor para a estabilidade do carro e para a sua segurança, independentemente do tipo de tração) como desvendamos neste artigo em parceria com a Galp.