O painel do radiador é uma moldura onde se montam o radiador com grelha, os faróis e os pára-choques. Não tem uma vida útil definida. Deve substituí-la se houver corrosão do painel, fendas, danos ou deformação (a maioria das vezes, devido a um acidente ou choque com um obstáculo).
O painel lateral é uma peça semicircular também conhecida como arco da roda. Tal como o painel do radiador, o objetivo é reforçar a carroçaria do carro. No entanto, pode danificar-se devido à corrosão, especialmente se estiver exposta a água e neve, ou a pequenos choques, nomeadamente ao estacionar. Para prolongar a vida útil desta peça, tente limpar assim que possível a geada, neve ou granizo se estas condições se verificarem.
A panela de escape é um silenciador, cuja função é limitar o ruído produzido pelo motor. As vantagens são uma condução mais sossegada e redução da poluição sonora. Embora isto possa parecer superficial à primeira leitura, acredite que não é. O motor de um carro tem entre 1.000 e 5.000 rotações por minuto e dão-se 2 a 4 explosões por cada rotação. No limite, isto significa que pode haver até 20.000 explosões por minuto.
Os componentes principais da panela de escape são uma caixa metálica e dois tubos, que vibram até que o som seja absorvido por componentes de borracha. É normal que os componentes se desgastem ao longo do tempo devido à sua utilização e às constantes alterações de temperatura, especialmente durante o Inverno. A reparação é difícil e deve ser feita por uma oficina especializada, pois é preciso desmontar toda a peça com cuidado e substituí-la na totalidade.
O pára-choques é uma peça destinada a “abater” ou “absorver” o efeito de um choque no carro. Normalmente, tem a forma de uma lâmina e está fixada tanto na dianteira como na traseira dos automóveis. Antigamente eram fabricados em aço, mas nas últimas décadas são fabricados na sua maioria em plásticos ultra-resistentes.
O termo “passagem a vau” é muito utilizado em condução todo o terreno, mas não só. Refere-se a conduzir o automóvel em pisos submersos. Recomenda-se nunca parar o automóvel e manter a velocidade baixa, devendo ser efetuada com extremo cuidado.
As ponteiras de direção são uma componente da direção e da barra transversal. As ponteiras podem ficar folgadas com o tempo, devido às irregularidades do piso, à corrosão e aos danos mecânicos. A sua vida útil depende de muitos fatores, e pode variar entre os 40 e os 70 mil quilómetros. Quando as ponteiras estão muito folgadas, o carro e a direção ficam mais instáveis, provocando as seguintes consequências:
Se nota alguma destas alterações, vá até uma oficina especializada. Para fazer uma avaliação, é preciso elevar o carro com o macaco ou elevador, aplicar força e verificar se a roda abana.