Também conhecido como Radiador do Motor, a sua principal função é a refrigeração do motor. O objetivo é evitar que o motor sobreaqueça, pelo que manter o líquido de refrigeração à temperatura ideal é crucial para aumentar a vida útil do radiador e prevenir avarias no sistema de refrigeração do automóvel. Quando o radiador está partido ou danificado, os nossos mecânicos recomendam a sua substituição.
Se houver um problema no radiador ou no sistema de refrigeração do carro, pode notar os seguintes sinais:
A função do radiador de óleo é ajudar a distribuir o calor proveniente do motor e auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante ou óleo do cárter – tanto em automóveis como em motociclos. O óleo quente que sai do motor circula por placas de refrigeração e por tubos, onde arrefece. Convém verificar a válvula de segurança e o estado do radiador a cada 2-3 anos (quando o sistema tem a manutenção correta, pode durar 10 anos ou mais).
A corrosão excessiva, a humidade, as temperaturas demasiado elevadas e o desgaste mecânico podem levar o radiador do óleo a falhar, e nesse caso irá notar:
É também conhecida como Rampa do Combustível ou Rampa de Alimentação do Combustível ou Common Rail, nos carros a diesel. A sua função é injetar combustível a alta pressão para o motor.
Todos os automóveis devem ter obrigatoriamente refletores traseiros para assinalar a sua presença à noite. Os refletores indicam a presença do veículo através da reflexão da luz proveniente de outros veículos, o que o torna detetável mesmo que as luzes da retaguarda avariem.
Qualquer substância usada para arrefecer o motor ou o óleo do motor, de forma a prevenir o seu sobreaquecimento.
O regulador da força de travagem controla a eficiência da travagem, seja em travões pneumáticos ou hidráulicos. Como ao travar há um desequilíbrio entre as partes traseira e dianteira do veículo, o regulador distribui as forças pelos dois eixos e mantém o balanço.
A maioria dos carros modernos já vem equipada com reguladores electrónicos.
É muito raro detectar uma falha no regulador da força de travagem, pois os sinais são semelhantes aos de qualquer outra avaria no sistema de travagem. Se houver algum problema no regulador, o mecânico deverá detectar na revisão habitual dos travões.