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Também conhecido como Radiador do Motor, a sua principal função é a refrigeração do motor. O objetivo é evitar que o motor sobreaqueça, pelo que manter o líquido de refrigeração à temperatura ideal é crucial para aumentar a vida útil do radiador e prevenir avarias no sistema de refrigeração do automóvel. Quando o radiador está partido ou danificado, os nossos mecânicos recomendam a sua substituição.

Se houver um problema no radiador ou no sistema de refrigeração do carro, pode notar os seguintes sinais:

  • sobreaquecimento do motor;
  • odor a anticongelante no habitáculo;
  • fumo ou vapor debaixo do capot; 
  • fuga do líquido de refrigeração; 
  • consumo excessivo de líquido de refrigeração.

A função do radiador de óleo é ajudar a distribuir o calor proveniente do motor e auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante ou óleo do cárter – tanto em automóveis como em motociclos. O óleo quente que sai do motor circula por placas de refrigeração e por tubos, onde arrefece. Convém verificar a válvula de segurança e o estado do radiador a cada 2-3 anos (quando o sistema tem a manutenção correta, pode durar 10 anos ou mais).

A corrosão excessiva, a humidade, as temperaturas demasiado elevadas e o desgaste mecânico podem levar o radiador do óleo a falhar, e nesse caso irá notar:

  • vestígios ou fugas de óleo no radiador;
  • sobreaquecimento do motor;
  • o motor perde potência quando circula em regimes (rotações) mais elevados;
  • ao inspecionar o óleo do motor, é notória a menor viscosidade.

É também conhecida como Rampa do Combustível ou Rampa de Alimentação do Combustível ou Common Rail, nos carros a diesel. A sua função é injetar combustível a alta pressão para o motor.

Todos os automóveis devem ter obrigatoriamente refletores traseiros para assinalar a sua presença à noite. Os refletores indicam a presença do veículo através da reflexão da luz proveniente de outros veículos, o que o torna detetável mesmo que as luzes da retaguarda avariem.

Qualquer substância usada para arrefecer o motor ou o óleo do motor, de forma a prevenir o seu sobreaquecimento.

O relé de intermitência, ou relé dos piscas (luzes de mudança de direção), assegura que estes emitem uma luz intermitente com determinada frequência. Se os piscas não apagam ou não acendem, possivelmente tem de substituir o relé de intermitência.