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Também conhecido como Radiador do Motor, a sua principal função é a refrigeração do motor. O objetivo é evitar que o motor sobreaqueça, pelo que manter o líquido de refrigeração à temperatura ideal é crucial para aumentar a vida útil do radiador e prevenir avarias no sistema de refrigeração do automóvel. Quando o radiador está partido ou danificado, os nossos mecânicos recomendam a sua substituição.

Se houver um problema no radiador ou no sistema de refrigeração do carro, pode notar os seguintes sinais:

  • sobreaquecimento do motor;
  • odor a anticongelante no habitáculo;
  • fumo ou vapor debaixo do capot; 
  • fuga do líquido de refrigeração; 
  • consumo excessivo de líquido de refrigeração.

A função do radiador de óleo é ajudar a distribuir o calor proveniente do motor e auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante ou óleo do cárter – tanto em automóveis como em motociclos. O óleo quente que sai do motor circula por placas de refrigeração e por tubos, onde arrefece. Convém verificar a válvula de segurança e o estado do radiador a cada 2-3 anos (quando o sistema tem a manutenção correta, pode durar 10 anos ou mais).

A corrosão excessiva, a humidade, as temperaturas demasiado elevadas e o desgaste mecânico podem levar o radiador do óleo a falhar, e nesse caso irá notar:

  • vestígios ou fugas de óleo no radiador;
  • sobreaquecimento do motor;
  • o motor perde potência quando circula em regimes (rotações) mais elevados;
  • ao inspecionar o óleo do motor, é notória a menor viscosidade.

É também conhecida como Rampa do Combustível ou Rampa de Alimentação do Combustível ou Common Rail, nos carros a diesel. A sua função é injetar combustível a alta pressão para o motor.

Todos os automóveis devem ter obrigatoriamente refletores traseiros para assinalar a sua presença à noite. Os refletores indicam a presença do veículo através da reflexão da luz proveniente de outros veículos, o que o torna detetável mesmo que as luzes da retaguarda avariem.

Qualquer substância usada para arrefecer o motor ou o óleo do motor, de forma a prevenir o seu sobreaquecimento.

O rolamento da embraiagem está ligado à placa de pressão de embraiagem. Se nota um ruído quando pisa no pedal da embraiagem, provavelmente precisa de lubrificar o rolamento ou de substituí-lo. Outros sinais de alarme podem ser os “solavancos” enquanto conduz ou o cheiro a queimado.

A melhor forma de aumentar a vida útil do rolamento da embraiagem é evitar arranques e travagens abruptas.