Também conhecido como Radiador do Motor, a sua principal função é a refrigeração do motor. O objetivo é evitar que o motor sobreaqueça, pelo que manter o líquido de refrigeração à temperatura ideal é crucial para aumentar a vida útil do radiador e prevenir avarias no sistema de refrigeração do automóvel. Quando o radiador está partido ou danificado, os nossos mecânicos recomendam a sua substituição.
Se houver um problema no radiador ou no sistema de refrigeração do carro, pode notar os seguintes sinais:
A função do radiador de óleo é ajudar a distribuir o calor proveniente do motor e auxiliar na refrigeração do óleo lubrificante ou óleo do cárter – tanto em automóveis como em motociclos. O óleo quente que sai do motor circula por placas de refrigeração e por tubos, onde arrefece. Convém verificar a válvula de segurança e o estado do radiador a cada 2-3 anos (quando o sistema tem a manutenção correta, pode durar 10 anos ou mais).
A corrosão excessiva, a humidade, as temperaturas demasiado elevadas e o desgaste mecânico podem levar o radiador do óleo a falhar, e nesse caso irá notar:
É também conhecida como Rampa do Combustível ou Rampa de Alimentação do Combustível ou Common Rail, nos carros a diesel. A sua função é injetar combustível a alta pressão para o motor.
Todos os automóveis devem ter obrigatoriamente refletores traseiros para assinalar a sua presença à noite. Os refletores indicam a presença do veículo através da reflexão da luz proveniente de outros veículos, o que o torna detetável mesmo que as luzes da retaguarda avariem.
Qualquer substância usada para arrefecer o motor ou o óleo do motor, de forma a prevenir o seu sobreaquecimento.
O rotor do distribuidor é uma componente fundamental do motor. Quando o rotor roda, distribui a tensão pelas velas de ignição de cada cilindro, que depois fazem girar os pistões e o motor. As tensões dentro do rotor podem atingir os 30.000 volts, o que significa que esta componente está sempre sujeita a um desgaste elevado.
Além do desgaste, o rotor também se pode avariar devido à exposição prolongada a altas temperaturas, a falhas no circuito elétrico ou a uma mudança brusca na voltagem do sistema. Por vezes, as falhas são detectáveis logo que observamos a peça. Os problemas no rotor podem provocar: