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Semirreboque (ou semi-reboque na grafia anterior) é um tipo de atrelado sem tração própria usado para transportar cargas através de um camião ou trator.

O sensor da cambota e o sensor de posição da árvore de cames determinam a velocidade e a posição do motor, respetivamente. Ambos funcionam em conjunto para regular a ignição e o fornecimento de combustível – se um deles falha, o motor não arranca.

O sensor de ABS monitoriza a rotação de cada roda, comparando-a com a velocidade do carro. Posteriormente, passa essa informação à unidade de controlo de ABS. Estes sensores podem ser colocados no eixo dianteiro, no eixo traseiro ou nos dois.

O sensor do ângulo da direção / rotação determina o ângulo de rotação do volante.

O sensor de combustível mede a quantidade de combustível disponível no depósito – e é essa informação que depois aparece no painel.

É possível que tenha de substituir este sensor se ocorrer uma das seguintes situações:

  • a agulha indicadora do nível de combustível está no zero;
  • o valor indicado varia abruptamente durante a condução;
  • o valor indicado depois de abastecer é incorreto.

O nome sinoblocos é a versão portuguesa de silent blocks. Tal como o nome sugere, são peças pensadas para tornar o carro mais silencioso.

Os sinoblocos absorvem as vibrações e os impactos dentro da suspensão do automóvel (onde se encontram os amortecedores e as barras estabilizadoras) com uma borracha. Além disso, os sinoblocos unem o chassis à suspensão para ajudar o movimento da carroçaria. 

Contudo, as borrachas podem endurecer, gretar ou deteriorar-se com o tempo – especialmente se conduzir a alta velocidade ao passar por buracos ou lombas na estrada. Isto compromete muito a eficácia dos sinoblocos, o que faz o carro “guinchar”, num som semelhante a um colchão velho.

A parte central dos sinoblocos também se pode partir, o que vai comprometer a suspensão e a transmissão. O carro vai-se tornar mais instável e inseguro e os pneus vão-se desgastar mais rapidamente e de forma não uniforme.