Semirreboque (ou semi-reboque na grafia anterior) é um tipo de atrelado sem tração própria usado para transportar cargas através de um camião ou trator.
O sensor da cambota e o sensor de posição da árvore de cames determinam a velocidade e a posição do motor, respetivamente. Ambos funcionam em conjunto para regular a ignição e o fornecimento de combustível – se um deles falha, o motor não arranca.
O sensor de ABS monitoriza a rotação de cada roda, comparando-a com a velocidade do carro. Posteriormente, passa essa informação à unidade de controlo de ABS. Estes sensores podem ser colocados no eixo dianteiro, no eixo traseiro ou nos dois.
O sensor do ângulo da direção / rotação determina o ângulo de rotação do volante.
O sensor de combustível mede a quantidade de combustível disponível no depósito – e é essa informação que depois aparece no painel.
É possível que tenha de substituir este sensor se ocorrer uma das seguintes situações:
O sistema de suspensão é fundamental para a segurança do carro. A expressão “suspensão da direção” abrange diversos elementos que fazem a ligação entre os pneus e o eixo dos pneus com as partes da direção que não estão em contacto com o solo. As falhas na suspensão são perigosas, pois podem levar a que o carro tenha um comportamento errático, podendo mesmo levar a um acidente.
Segundo o Circula Seguro, cerca de 10% das reprovações na Inspeção Periódica Obrigatória devem-se ao mau estado da suspensão. É importante perceber que o sistema de suspensão é constituído sobretudo por molas e amortecedores, que se desgastam com relativa facilidade. As irregularidades do piso (por exemplo, estradas esburacadas) e o desgaste mecânico vão degradando a suspensão pouco a pouco.
Como os sinais de desgaste podem não ser óbvios para o condutor, a única forma de garantir que está tudo bem é levar o seu carro sempre a uma oficina credenciada que lhe garante um check-up auto completo.