A função do tensor da correia é puxar a correia de distribuição. Para que a correia de distribuição funcione corretamente, a tensão precisa de estar definida de acordo com as especificações do fabricante.
Recorra sempre a uma oficina especializada para qualquer intervenção no tensor. As falhas no tensor da correia ou os erros a definir a tensão aquando da sua montagem podem provocar:
O tensor da correia faz parte do kit de distribuição e é substituído normalmente em conjunto com a correia de distribuição.
Tal como o tensor da correia de distribuição, o tensor da corrente de distribuição garante que a corrente (uma alternativa à correia de distribuição, mais dispendiosa mas com maior durabilidade) tem a tensão indicada. A vida útil de um tensor de corrente varia entre 200.000 - 250.000 kms e é aconselhável que seja trocado por uma oficina especializada.
O termóstato mede a temperatura do sistema de refrigeração do automóvel e, geralmente, é fixado no bloco do motor.
Quando o termóstato atinge uma determinada temperatura (normalmente, 75ºC), a válvula termostática abre-se, o refrigerante começa a circular e a capacidade de refrigeração do motor aumenta. Muitas vezes, as falhas no termóstato estão relacionadas com falhas na válvula.
Se nota sobreaquecimento do motor, aumento do consumo de combustível ou perda de potência, deve suspeitar de problemas com o sistema de refrigeração e levar o seu carro a uma oficina especializada para realizar o correto diagnóstico.
O sistema de transmissão do carro serve para transmitir a potência do motor até às rodas. Ou seja, faz com que as rodas funcionem a um determinado número de rotações por minuto, consoante a velocidade do motor.
Nem todos os automóveis têm o mesmo tipo de transmissão – há diferentes tipos de transmissão, consoante a posição do motor e o eixo motriz. Estes são os tipos de transmissão que pode encontrar:
Podemos ainda fazer distinção entre a transmissão manual e a transmissão automática, consoante o tipo de caixa de velocidades do veículo:
Os travões são uma das peças mais importantes para conduzir em segurança. Por isso mesmo, a manutenção dos travões deve ser feita logo aos 20.000 kms e o check-up das pastilhas dos travões é recomendado a cada 30.000 ou 40.000 kms. No entanto, deve substituir qualquer das componentes dos travões assim que, por desgaste, estes necessitem dessa mesma substituição.
Podemos encontrar viaturas com travões de disco/pastilha, tambor/maxila ou a combinação dos dois.
Apesar do sistema de tambor/maxila ser mais antigo, ainda hoje é utilizado em muitos carros novos.