Substituição de Embraiagem na MyForce: Qualidade, Transparência e Garantia
A embraiagem é essencial para o funcionamento do seu veículo, permitindo a mudança suave de velocidades e a transmissão eficaz da potência do motor para as rodas. Embora não exista uma quilometragem exata para a sua substituição, é comum que necessite de atenção entre os 100.000 e 150.000 km, dependendo do estilo de condução e das condições de uso.
Fique atento aos seguintes sinais:
Se identificar algum destes sintomas, é aconselhável realizar um diagnóstico gratuito numa oficina MyForce.
Na oficina da MyForce mais perto de si, pode fazer o check-up e o diagnóstico da situação. Se for necessário, encontra à sua disposição uma equipa especializada, pronta para proceder à substituição ou à reparação de qualquer componente da sua viatura.
Na MyForce, fazemos o controlo completo à sua viatura. Os nossos mecânicos aconselham-no sobre a melhor solução disponível para quaisquer problemas que a embraiagem do seu carro apresente:
Nas oficinas auto da MyForce, qualquer intervenção na sua viatura é sempre feita de acordo com os nossos valores essenciais:
A embraiagem é uma peça fundamental para o funcionamento do carro. Além de ser uma forma de mudar a velocidade enquanto conduz, serve também para transmitir a potência do motor para as rodas. Tecnicamente, este é um sistema localizado entre a caixa de velocidades e o motor, responsável pelo acoplamento ou o desacoplamento do movimento entre estes dois componentes.
Na verdade, é este desacoplamento do movimento que permite mudar as engrenagens do carro, ou seja, as mudanças, de uma forma suave e precisa, evitando assim o “arranhar” das engrenagens na caixa de velocidades.
Existem vários tipos de embraiagem, nomeadamente a reforçada, de monomassa e de bimassa. Vejamo-las ao detalhe.
Além de poder aumentar a flexibilidade da condução, a embraiagem reforçada permite ainda aumentar a potência do carro sem que o sinta a “patinar”. Contudo, atualmente isso apenas tende a ser justificável para alguns veículos todo-o-terreno.
Os 4x4 encontram algumas vantagens neste tipo de reforço, principalmente devido aos esforços inerentes à condução intensiva que se verifica fora de estrada.
A diferença entre estes dois tipos de embraiagem cinge-se aos discos de aço. O tipo monomassa – mais leve e mais económico – é composto por um disco de aço. Já o tipo bimassa – com maior capacidade de absorção das vibrações do motor – é composto por dois discos de aço.
A embriagem do tipo bimassa protege mais o sistema de transmissão e, por isso, o condutor sente muito menos as trepidações. Contudo, os custos para a sua substituição são também superiores aos que se verificam para a substituição do tipo monomassa.
A regra é simples: quando a viatura está equipada com uma embraiagem monomassa, deve substituí-la sempre por uma do mesmo tipo. Se a sua viatura estiver equipada com uma embraiagem do tipo bimassa, então a mesma deve ser substituída por uma igual.
No entanto, a verdade é que é perfeitamente possível que encontre no mercado kits de conversão de embraiagens bimassa em monomassa. Contudo, a verdade é que a sua a utilização não é de todo recomendável ou aconselhável.
Marque já a sua inspeção connosco e sinta a diferença de um serviço feito por especialistas.
Marque JáUma das peças de automóvel que mais se pode desgastar, a embraiagem é, na prática, a componente que transmite às engrenagens da caixa de velocidade a rotação do motor. Por sua vez, a engrenagem da caixa de velocidade transfere depois essas rotações de motor para o diferencial, através do eixo.
Ou seja, este equipamento serve como a ligação que existe entre o motor do carro e a caixa de velocidades. Assim, esta é também uma peça que é continuamente utilizada e, por isso, existem alguns cuidados a ter.
Na verdade, os principais cuidados a ter com a embraiagem podem resumir-se aos esforços que faz para evitar os erros que são tidos como mais comuns. Ou seja, da próxima vez que for conduzir, evite:
Mesmo que seja um condutor exemplar a cuidar da embraiagem, este último ponto é fundamental para que possa ser não só um condutor exemplar, mas um condutor seguro e em segurança, acima de tudo.