Quem é o super-herói do circuito? O melhor amigo do motor de um carro a combustão? Aquele que o mantém sempre fresco e a funcionar de forma eficiente por mais tempo? O líquido de refrigeração, claro!
Continue a ler para saber como e quando renovar essa amizade.
Líquido de refrigeração ou líquido refrigerante, é um composto químico fundamental para manter o motor do seu veículo na temperatura ideal, e assegurar que funciona perfeitamente e durante mais tempo. Trata-se de um composto utilizado em sistemas de refrigeração de motores de combustão interna e outros equipamentos, para manter a temperatura de operação adequada, evitando riscos de danos e consequentes despesas.
É possível usar água para evitar o sobreaquecimento do motor, mas a verdade é que a água não tem o mesmo efeito que o líquido de refrigeração, já que não protege contra a corrosão, não eleva o ponto de ebulição adequadamente e pode congelar em temperaturas baixas.
Tendo em conta que a maioria dos automóveis com motores tradicionais a combustão (gasóleo ou gasolina) funcionam a temperaturas bastante altas, o líquido de refrigeração serve para absorver e dissipar o calor gerado pelo motor durante o seu funcionamento, prevenindo o sobreaquecimento. Desta forma, o líquido de refrigeração garante a longa vida do motor, melhora o desempenho do carro, ajuda a poupar combustível e a reduzir a emissão de gases poluentes.
Percorrendo o circuito interno do motor, para absorver o calor gerado pela combustão da gasolina ou gasóleo e a seguir, fazendo o trajeto inverso, regressando ao radiador, onde é novamente arrefecido antes de iniciar outra viagem. Assim, o líquido refrigerador mantém a temperatura estável, evita o sobreaquecimento, preserva os diversos componentes de um motor graças às suas propriedades antioxidantes e anticorrosivas e em consequência, garante um desempenho eficiente.
O nível do líquido de refrigeração está abaixo da marcação do limite mínimo? Nesse caso deve ser colocado a nível e verificar nos dias subsequentes se o mesmo se mantém inalterado. Noutras situações, basta uma troca a cada 40.000 quilómetros ou de 2 em 2 anos.
Se não trocar o líquido de refrigeração o seu carro vai acumular detritos e sedimentos que podem entupir o sistema de refrigeração. Pode desta forma aumentar a temperatura do motor e causar sobreaquecimento, sofrer vazamentos devido à corrosão interna e apresentar danos em peças do motor (como vedantes, juntas e partes metálicas) que podem obrigar à sua substituição.
Esqueceu-se de trocar o líquido de refrigeração e o seu carro já evidencia um destes sinais de alerta?
Ligue Linha Saúde AutoExistem vários tipos de líquidos de refrigeração (orgânicos, inorgânicos, híbridos, anticorrosivos, anticongelantes…), pelo que convém saber quais são os principais conselhos para escolher o produto certo:
Verifique no manual do fabricante qual é o tipo de líquido de refrigeração recomendado para o seu modelo de automóvel;
Certifique-se de que o líquido de refrigeração contém a mistura correta de água e etileno ou propileno, e os aditivos necessários para proteger contra corrosão e desgaste;
Escolha um produto adequado para o clima onde vive, ou seja, em regiões mais frias é recomendado um líquido de refrigeração com proteção contra congelamento, ao passo que em regiões mais quentes, é importante investir na capacidade de elevar o ponto de ebulição;
Prefira marcas de confiança com produtos de qualidade que atendam às especificações dos fabricantes de automóveis.
Dirija-se a uma oficina MyForce. Teremos todo o gosto em indicar o produto adequado!
Oficinas MyForceSabe escolher e colocar o líquido refrigerante no radiador? Então, pode mudá-lo por conta própria. Caso contrário, aconselhamo-lo a recorrer a uma oficina, onde um profissional qualificado irá retirar o líquido refrigerador antigo com precisão e colocar um novo, com a mistura correta para o seu veículo.
De salientar que não se devem utilizar líquidos de refrigeração diferentes, porque misturar tipos incompatíveis pode neutralizar aditivos, formar depósitos e lodo, causar danos no sistema de arrefecimento e invalidara garantia do automóvel.
Está decidido a substituir o líquido de refrigeração em casa? Siga então este passo a passo.
Estacione numa zona plana, desligue o carro e deixe o motor arrefecer completamente;
Retire o líquido refrigerante ou líquido anticongelante antigo, abrindo o/os parafuso(s) de drenagem, a/as torneira(s) ou a/as válvula(s) que dão acesso ao circuito, colocando um recipiente por baixo e removendo totalmente os restos do líquido anterior;
Lave o circuito com água e feche o parafuso, torneira ou válvula;
Use um funil para repor o líquido de refrigeração no radiador até chegar ao limite máximo marcado. Se necessário, misture o líquido de refrigeração concentrado com água destilada na proporção indicada pelo fabricante;
Ligue o motor e deixe o carro a funcionar para bombear o novo líquido de refrigeração pelo circuito. Espere que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento;
Verifique se há fuga de líquido do radiador ou reservatório, adicione mais líquido se o nível baixar e aguarde até que não saiam bolhas de ar;
Coloque a tampa do radiador e feche o capô do veículo;
Descarte o líquido de refrigeração usado de forma responsável;
O passo a passo é simples, mas prefere recorrer a uma oficina de confiança, que troque o líquido refrigerante e alguma coisa mais?
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