Se tem um carro a gasóleo ou está a pensar em comprar um automóvel a diesel, é provável já ter ouvido falar em AdBlue. Está na hora de esclarecermos as questões mais importantes acerca deste componente.
O AdBlue é uma solução química cuja função é reduzir em 90% as emissões de gases nocivos para o ambiente, como são os óxidos de nitrogénio (NOx). O líquido é formado por ureia (32,5%) e água desmineralizada (67,5%) que transformam o óxido de nitrogénio em azoto elementar e vapor de água.
É um líquido adicional, necessário na maioria dos veículos ligeiros a diesel, comprados após a 2015 e com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) instalado.
É por isso que tem um depósito próprio, diferente do depósito de combustível. Ao contrário do que muita gente pode pensar, este não é um aditivo combustível.
O AdBlue funciona como um Fluído Escape Diesel (DEF – Diesel Exhaust Fluid) que é injetado no sistema de escape, depois dos gases de combustão passarem pelo turbo.
Durante o processo, o calor transforma em amoníaco a ureia e a água desmineralizada do líquido que é incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico.
Em seguida, o amoníaco é injetado no sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) que transforma os óxidos de nitrogénio dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto), antes de os libertar para a atmosfera.
O consumo de AdBlue varia consoante o consumo de combustível, a temperatura de funcionamento do sistema, bem como a temperatura ambiente.
Se o depósito estiver vazio, o motor não arranca (fica eletronicamente bloqueado), no caso do seu carro estar equipado com um catalisador SCR. O depósito deve, por isso, ser atestado com alguma regularidade. No mínimo, uma a duas vezes por ano. A maioria dos carros avisa no painel quando o nível de DEF (Fluído Escape Diesel) está demasiado baixo. No entanto, se o seu carro não mostra este aviso, basta fazer algumas contas.
Em média, um automóvel consome cerca de 1.5 a 2.5 litros deste líquido a cada 1.000 quilómetros. Na maioria das viaturas, este depósito tem capacidade para 10 a 20 litros de líquido. Logo, isto significa que deve reabastecer o depósito a cada 5.000 – 10.000 kms.
O líquido AdBlue não precisa de ser adquirido à parte, antes de o repôr. Dirija-se a uma das nossas mais de 85 oficinas ou utilize o nosso serviço de marcação online.
Sempre que a luz ou mensagem de aviso da falta de AdBlue se acenda no painel, dirija-se a uma Oficina MyForce para efetuar a sua reposição no depósito próprio.
A reposição do líquido é um serviço bastante rápido que demora cerca de 10 minutos em qualquer uma das nossas oficinas.
Uma vez que o sistema varia de fabricante para fabricante e de modelo para modelo, o preço do mesmo varia de igual forma, tendo em conta o volume do depósito.
Para saber mais informações, entre em contacto connosco ou dirija-se à oficina MyForce mais próxima de si.