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O que é o AdBlue?

Se tem um carro a gasóleo ou está a pensar em comprar um automóvel a diesel, é provável já ter ouvido falar em AdBlue. Está na hora de esclarecermos as questões mais importantes acerca deste componente. 

O AdBlue é uma solução química cuja função é reduzir em 90% as emissões de gases nocivos para o ambiente, como são os óxidos de nitrogénio (NOx). O líquido é formado por ureia (32,5%) e água desmineralizada (67,5%) que transformam o óxido de nitrogénio em azoto elementar e vapor de água.

É um líquido adicional, necessário na maioria dos veículos ligeiros a diesel, comprados após a 2015 e com o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) instalado. 

É por isso que tem um depósito próprio, diferente do depósito de combustível. Ao contrário do que muita gente pode pensar, este não é um aditivo combustível.

Como funciona o AdBlue?

O AdBlue funciona como um Fluído Escape Diesel (DEF – Diesel Exhaust Fluid) que é injetado no sistema de escape, depois dos gases de combustão passarem pelo turbo.

Durante o processo, o calor transforma em amoníaco a ureia e a água desmineralizada do líquido que é incolor, inodoro, não inflamável e não tóxico.

Em seguida, o amoníaco é injetado no sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) que transforma os óxidos de nitrogénio dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio (azoto), antes de os libertar para a atmosfera.

Benefícios do AdBlue

  • Reduz emissões de NOx até 90%: Ajuda a cumprir as rigorosas normas ambientais Euro 6.
  • Maior eficiência de combustível: Veículos a diesel podem ter melhor desempenho com AdBlue.
  • Menor impacto ambiental: Torna o seu veículo mais ecológico.

Manutenção e Consumo do AdBlue

O consumo de AdBlue varia consoante o consumo de combustível, a temperatura de funcionamento do sistema, bem como a temperatura ambiente.

Se o depósito estiver vazio, o motor não arranca (fica eletronicamente bloqueado), no caso do seu carro estar equipado com um catalisador SCR. O depósito deve, por isso, ser atestado com alguma regularidade. No mínimo, uma a duas vezes por ano. A maioria dos carros avisa no painel quando o nível de DEF (Fluído Escape Diesel) está demasiado baixo. No entanto, se o seu carro não mostra este aviso, basta fazer algumas contas.

Em média, um automóvel consome cerca de 1.5 a 2.5 litros deste líquido a cada 1.000 quilómetros. Na maioria das viaturas, este depósito tem capacidade para 10 a 20 litros de líquido. Logo, isto significa que deve reabastecer o depósito a cada 5.000 – 10.000 kms.

Onde comprar AdBlue?

O líquido AdBlue não precisa de ser adquirido à parte, antes de o repôr. Dirija-se a uma das nossas mais de 85 oficinas ou utilize o nosso serviço de marcação online.

Onde abastecer AdBlue?

Sempre que a luz ou mensagem de aviso da falta de AdBlue se acenda no painel, dirija-se a uma Oficina MyForce para efetuar a sua reposição no depósito próprio.

A reposição do líquido é um serviço bastante rápido que demora cerca de 10 minutos em qualquer uma das nossas oficinas. 

Preço do AdBlue

Uma vez que o sistema varia de fabricante para fabricante e de modelo para modelo, o preço do mesmo varia de igual forma, tendo em conta o volume do depósito.

Para saber mais informações, entre em contacto connosco ou dirija-se à oficina MyForce mais próxima de si.

Visite a MyForce mais perto de si.

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