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Problemas na correia de distribuição?

  • Ouve “estalidos” vindos do motor?
  • Existe um excesso de vibração ao conduzir?
  • O carro parece estar a consumir mais gasolina?
  • A viatura está com um pior desempenho do que o habitual?

Estes são alguns sinais que indicam problemas no motor do seu veículo. Embora os mesmos possam não estar diretamente associados à correia de distribuição, devem ser sempre revistos por uma equipa de profissionais. 

Visite a MyForce mais perto de si.

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O Que é a Correia de Distribuição?

A correia de distribuição é essencial para o funcionamento do motor, sincronizando o movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento da cambota (pistões), assegurando desta forma que o motor funcione corretamente. Além disso, aciona a bomba de água, fundamental para o sistema de arrefecimento.

Serviço de Mudança da Correia de Distribuição

Quando mudar a correia de distribuição?

A substituição da correia de distribuição deve seguir as recomendações do fabricante, geralmente entre 90.000 km e 120.000 km. No entanto, fatores como condições de condução e idade do veículo podem influenciar este intervalo. Na MyForce, aconselhamos a substituição preventiva para evitar danos maiores. Sugerimos que o faça 10.000 Km antes do indicado

 

Lembre-se que quando a correia de distribuição se deteriora, podem ocorrer danos graves no motor. Por isso, não deve adiar a sua substituição de forma alguma.

Como mudar a correia de distribuição?

Mudar a correia de distribuição não é uma tarefa simples, exige bastante tempo e não deve ser um trabalho realizado por si próprio. Mas, mais do que isso, exige também que se ajuste a tensão da correia de distribuição após a mudança. Este trabalho deve ser feito apenas por profissionais, como os que encontra numa das muitas das nossas oficinas.

 

Para sua comodidade e segurança, os nossos serviços de mudança de correia de distribuição englobam todos os passos e todos os ajustes imprescindíveis ao bom funcionamento da sua viatura. Faça-nos uma visita!

Preço da correia de distribuição

Quando muda a correia de distribuição, é recomendável mudar todo o kit correia de distribuição – inclui não só a correia, mas também a polia de desvio, os tensores e a bomba de água. O preço da mudança da correia na MyForce engloba o valor de todas as peças e a mão-de-obra.

 

Peça um orçamento grátis na sua oficina mais próxima e pergunte-nos quais são os prazos ou os quilómetros previstos pelo fabricante do seu carro para a realização do serviço.

Sinais de Desgaste da Correia de Distribuição

É normal que a correia de distribuição se desgaste devido à tensão e é por isso que deve ser substituída.

Porém, há alguns fatores que podem levar a um desgaste maior e mais rápido da borracha da correia, nomeadamente:

  • Arranques bruscos;
  • Condução frequente com rotações elevadas;
  • Condução frequente em modo “pára-arranca”;
  • Ter os tensores demasiado gastos.

Ao mesmo tempo, existem também alguns sinais que indiciam o desgaste da correia de distribuição e que se tornam visíveis durante uma inspeção:

  • Dentes com excesso de desgaste;
  • Fendas no perfil;
  • Vestígios de óleo na correia de distribuição.

O que acontece se a correia de distribuição falhar?

Se a correia de distribuição falhar, há vários cenários possíveis de acontecerem. O pior dos cenários é mesmo o rebentar do motor do carro porque a correia de distribuição está partida, depois de entrar em combustão.

Naturalmente, esta é uma situação muito perigosa. Além disso, danifica todo o carro de forma irreparável.

Contudo, é uma situação perfeitamente evitável. Lembre-se que esta é uma peça dispendiosa. A sua substituição exige muitas horas de mão de obra. A revisão planeada é sempre uma opção mais segura, mais económica e mais rápida do que uma qualquer avaria inesperada.

Mesmo assim, uma correia de distribuição partida pode dar origem a outros problemas, além da falha do motor. Por exemplo:

  • Fugas de água;
  • Fugas de óleo;
  • Perda de líquido de refrigeração;
  • Perda de lubrificantes.
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Como saber se a correia de distribuição foi mudada?

A única forma de saber se a correia de distribuição foi mudada é levar o seu carro até a uma oficina, para que os nossos mecânicos possam realizar uma inspeção ao seu automóvel.

Em todo o caso, deixamos uma recomendação: se adquiriu (recentemente ou não) uma viatura em segunda mão com 70.000 Km ou mais, considere substituir a correia de distribuição.

Como não tem forma de garantir se o dono anterior substituiu esta componente, o melhor é jogar pelo seguro e investir na renovação do motor.

Tipos de Correia de Distribuição

As correias dentadas (ou sincronizadas) têm dentes arredondados ou curvilíneos. São suaves, silenciosas e economizam energia. Além disso, são bastante fiáveis para grandes cargas e altas velocidades porque compensam facilmente a sobrecarga e as cargas intermitentes.

São utilizadas sobretudo em motociclos, máquinas agrícolas e industriais.

Os dentes das correias em V têm um formato trapezoidal que se encaixa nos canais da polia da cambota. Isto contribui para movimentos precisos e uma maior estabilidade.

Este tipo de correias usa um revestimento resistente e muito durável, criado à base de borracha e fibras. Por isso, a correia trapezoidal cede pouco ao desgaste, não requer lubrificação e é muito silenciosa.

Confie o seu carro a especialistas.

Marque já a sua inspeção connosco e sinta a diferença de um serviço feito por especialistas.

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