Estes são alguns sinais que indicam problemas no motor do seu veículo. Embora os mesmos possam não estar diretamente associados à correia de distribuição, devem ser sempre revistos por uma equipa de profissionais.
A correia de distribuição é essencial para o funcionamento do motor, sincronizando o movimento da árvore de cames (válvulas de escape e admissão) com o movimento da cambota (pistões), assegurando desta forma que o motor funcione corretamente. Além disso, aciona a bomba de água, fundamental para o sistema de arrefecimento.
A substituição da correia de distribuição deve seguir as recomendações do fabricante, geralmente entre 90.000 km e 120.000 km. No entanto, fatores como condições de condução e idade do veículo podem influenciar este intervalo. Na MyForce, aconselhamos a substituição preventiva para evitar danos maiores. Sugerimos que o faça 10.000 Km antes do indicado
Lembre-se que quando a correia de distribuição se deteriora, podem ocorrer danos graves no motor. Por isso, não deve adiar a sua substituição de forma alguma.
Mudar a correia de distribuição não é uma tarefa simples, exige bastante tempo e não deve ser um trabalho realizado por si próprio. Mas, mais do que isso, exige também que se ajuste a tensão da correia de distribuição após a mudança. Este trabalho deve ser feito apenas por profissionais, como os que encontra numa das muitas das nossas oficinas.
Para sua comodidade e segurança, os nossos serviços de mudança de correia de distribuição englobam todos os passos e todos os ajustes imprescindíveis ao bom funcionamento da sua viatura. Faça-nos uma visita!
Quando muda a correia de distribuição, é recomendável mudar todo o kit correia de distribuição – inclui não só a correia, mas também a polia de desvio, os tensores e a bomba de água. O preço da mudança da correia na MyForce engloba o valor de todas as peças e a mão-de-obra.
Peça um orçamento grátis na sua oficina mais próxima e pergunte-nos quais são os prazos ou os quilómetros previstos pelo fabricante do seu carro para a realização do serviço.
É normal que a correia de distribuição se desgaste devido à tensão e é por isso que deve ser substituída.
Porém, há alguns fatores que podem levar a um desgaste maior e mais rápido da borracha da correia, nomeadamente:
Ao mesmo tempo, existem também alguns sinais que indiciam o desgaste da correia de distribuição e que se tornam visíveis durante uma inspeção:
Se a correia de distribuição falhar, há vários cenários possíveis de acontecerem. O pior dos cenários é mesmo o rebentar do motor do carro porque a correia de distribuição está partida, depois de entrar em combustão.
Naturalmente, esta é uma situação muito perigosa. Além disso, danifica todo o carro de forma irreparável.
Contudo, é uma situação perfeitamente evitável. Lembre-se que esta é uma peça dispendiosa. A sua substituição exige muitas horas de mão de obra. A revisão planeada é sempre uma opção mais segura, mais económica e mais rápida do que uma qualquer avaria inesperada.
Mesmo assim, uma correia de distribuição partida pode dar origem a outros problemas, além da falha do motor. Por exemplo:
A única forma de saber se a correia de distribuição foi mudada é levar o seu carro até a uma oficina, para que os nossos mecânicos possam realizar uma inspeção ao seu automóvel.
Em todo o caso, deixamos uma recomendação: se adquiriu (recentemente ou não) uma viatura em segunda mão com 70.000 Km ou mais, considere substituir a correia de distribuição.
Como não tem forma de garantir se o dono anterior substituiu esta componente, o melhor é jogar pelo seguro e investir na renovação do motor.
As correias dentadas (ou sincronizadas) têm dentes arredondados ou curvilíneos. São suaves, silenciosas e economizam energia. Além disso, são bastante fiáveis para grandes cargas e altas velocidades porque compensam facilmente a sobrecarga e as cargas intermitentes.
São utilizadas sobretudo em motociclos, máquinas agrícolas e industriais.
Os dentes das correias em V têm um formato trapezoidal que se encaixa nos canais da polia da cambota. Isto contribui para movimentos precisos e uma maior estabilidade.
Este tipo de correias usa um revestimento resistente e muito durável, criado à base de borracha e fibras. Por isso, a correia trapezoidal cede pouco ao desgaste, não requer lubrificação e é muito silenciosa.
Marque já a sua inspeção connosco e sinta a diferença de um serviço feito por especialistas.
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